Feel Good: GORDURA X PESO

Oi gente! Tudo bem??

 

Antes de mais nada: FELIZ 2017!!!! Sim, eu sei que está mega atrasado, mas antes tarde do que nunca, né?? E como não estamos com tempo a perder, vamos logo ao que interessa?

Você se alimenta corretamente, treina pra caramba e mesmo assim os ponteiros da balança parecem não baixar nunca?

É desesperador: você se consulta com a nutricionista, se matricula na academia, começa a fazer musculação, dá o seu máximo no treino aeróbico e, quando encara a balança… Surpresa! Seu peso continua o mesmo, ou até aumentou!?

Calma, respira, não se desespere! Antes que você pense em desistir de uma vida ativa e saudável, entenda como o seu corpo funciona em relação ao peso.

Sua massa corporal (seu peso) é composta por ossos, músculos, gordura e outras partes vitais. E por isso, a balança não é a melhor forma de avaliar seu progresso, já que ela não identifica quanto você possui de massa gorda (gordura) e massa magra (livre de gordura e constituída por músculos, água e ossos).

Se as roupas estão cada vez mais largas, você se enxerga mais fino, as pessoas comentam que você emagreceu, mas o seu peso permanece igual ou está subindo, não se preocupe. A resposta do seu corpo ao seu novo estilo de vida não poderia ser melhor e provavelmente o seu peso não baixa porque você está ganhando massa magra, o que é sinônimo de beleza e saúde.

cintura

Mas talvez, você ainda não tenha entendido como é possível emagrecer e reduzir medidas sem que o peso na balança diminua. A explicação é simples: 1kg de chumbo é mais pesado que 1kg de penas? Não! Um quilo é sempre um quilo, seja ele composto de chumbo ou de penas. E isso também acontece com o músculo e a gordura. A diferença é que o músculo é mais compacto, e isso significa que a massa magra ocupa menos espaço no corpo do que a massa gorda. Está aí a explicação de como é possível reduzir medidas e manter ou aumentar o peso.

Meu conselho? Tire o foco da balança e procure um profissional habilitado para avaliar sua composição corporal utilizando aparelhos, como adipômetro e fita métrica. Afinal, adequar medidas é mais significativo esteticamente e reduzir o percentual de gordura é o mais indicado em termos de saúde.

E aí? Feliz por saber que seu esforço não tem sido em vão? Deseja potencializar os seus resultados? Somente uma avaliação física e nutricional poderá te dar um parecer concreto, então não se desespere, ok?

Espero ter esclarecido algumas coisas para vocês, mas se tiverem dúvidas, deixem nos comentários!

 

Beijos e até a próxima!

assinaturavitoria2017

www.vitoriatembenutri.com

Um comentário sobre “Feel Good: GORDURA X PESO

  1. Eu eliminei 20 quilos quase sem exercício e agora que não posso fazer musculação estou beeeem flácida então acho que não tenho massa magra.
    Minha nutricionista passou um cardápio severo por um mês e meio e mesmo assim o máximo que consegui foi eliminar 1 quilo e agora voltou, mesmo porque para ser bem sincera eu não ando nada bem, acho que pode ser algo relacionado a hormonios, só sei que não consigo fazer nada de tanto sono e cansaço que sinto e me sinto culpada por isso, mas estou cuidando disso, desistir jamais, atualmente tenho 60.4 quilos e quero pesar 56 então booora que a luta continua.
    É bom saber disso porque essa da balança eu não sabia mesmo, bom e importante.

    Curtir

Deixe um comentário

