Feel Good: 7 Alimentos Funcionais Para Consumir Nesse Verão

Oi, gente! Tudo bem??

 

O verão começa amanhã, mas eu sei muito bem que já deve ter bastante gente focada no projeto verão 2017 há muito tempo, né?

Pois bem, só os exercícios físicos ou dietas não vão funcionar se você não souber usar os alimentos a seu favor. Para isso, os alimentos funcionais são uma ótima pedida!

Alimentos funcionais são aqueles que oferecem benefícios à saúde, além das suas funções nutricionais básicas e eles devem compor as nossas refeições diariamente. Mas alguns deles são fundamentais principalmente para a nova estação que começa amanhã.

Confira agora a lista com os 7 alimentos que devem ser presença VIP no seu prato, para que você possa tirar maior proveito deles neste verão.

 

1. Frutas vermelhas

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As frutas vermelhas são fontes de antioxidantes que combatem os radicais livres (muitas vezes induzidos pela exposição solar), amenizando os danos à pele, tais como o envelhecimento, aparecimento de manchas e flacidez. Ainda, auxiliam na prevenção de câncer de pele, apresentando efeito foto-protetor. Os antioxidantes também são essenciais na destoxificação hepática e eliminação de toxinas do organismo.

Mirtilo, amora, framboesa, cereja, morangos, açaí, ameixa e a famosa “gojiberry” são alguns representantes desse grupo de alimentos. O ideal é consumir 3 xícaras de chá dessas frutas por semana. Podem ser consumidas in natura, secas ou congeladas, e utilizadas no preparo de sucos, smoothies, vitaminas e no preparo de sobremesas saudáveis.

 

2. Cacau e chocolate amargo

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O chocolate com 70% de cacau ou mais, também apresenta função antioxidante  e tem propriedades foto-protetoras e hidratantes para a pele. Ele ainda é uma fonte do aminoácido L-Triptofano, que estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e controle do apetite, principalmente por doces. O consumo diário deve ser de 30g de chocolate com 70% de cacau ou mais. O cacau em pó também pode ser utilizado na preparação de vitaminas, bolos e biscoitos, ou ainda combinado à frutas e cereais integrais.

 

3. Ervas aromáticas, especiarias e condimentos

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Utilizar ervas, especiarias e condimentos pode ajudar a reduzir o consumo do sal de cozinha. O consumo excessivo de sódio esta relacionado ao aumento da retenção de líquidos e inchaço, e isso contribui com o desenvolvimento da lipodistrofia ginóide (celulite). Salsa, alecrim, manjericão, orégano, gengibre, alho, açafrão, são algumas dessas muitas ervas, especiarias e condimentos que apresentam efeito laxativo, diurético, anti-inflamatório e antimicrobiano. Você pode usá-las frescas, secas ou congeladas para realçar o sabor dos alimentos, assim como no preparo de sucos e azeites aromáticos.

 

4. Castanhas e Amêndoas

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São excelentes fontes de gorduras boas e vitaminas com potente ação antioxidante e foto-protetora, que garantem a manutenção da firmeza, hidratação e turgor da pele. São conhecidas também por seu alto poder anti-inflamatório, que é eficaz no tratamento de acne inflamatória, psoríase e rosácea.

Um porção de amêndoas, castanhas, pistache e macadâmia equivale, aproximadamente, a 5 unidades grandes ou 8 unidades pequenas. Que podem ser consumidas em pequenos lanches, incorporados à saladas, vitaminas, iogurtes, cereais, e até mesmo no preparo de pratos quentes.

 

5. Vegetais Verde-escuro

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O espinafre, assim como o brócolis, a rúcula, o agrião e a couve são ótimas fontes de fibras que favorecem o funcionamento intestinal. É recomendado o consumo de 2 porções diárias, que podem ser incluídas nas saladas.

 

6. Peixes ricos em Ômega-3

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Atum, salmão e a sardinha compõem esse grupo especial que oferece ao nosso corpo, o famoso ômega-3. Esse nutriente evita o desenvolvimento de processos inflamatórios no organismo e melhora o funcionamento das atividades cerebrais. O consumo ideal é o de 2 a 3 porções semanais.

 

7. Mamão, Cenoura, Laranja e Abóbora

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São riquíssimos em betacaroteno, que é a substância que ajuda a manter o bronzeado da pele por mais tempo, além de combater os radicais livres, estimular o sistema imunológico e garantir a saúde de todos os tecidos do corpo. Consumir uma porção diariamente já garante os benefícios.

 

Bom, é isso gente! Essa foi nossa última conversa sobre alimentação de 2016!! Ano que vem eu estarei de volta com muito mais posts bacanas sempre focados em mostrar para vocês tudo o que os alimentos tem de melhor a oferecer!

Espero que vocês tenham um lindo Natal e um Ano Novo cheio de saúde!

 

Beijos e até a próxima!

AssinaturaVitória

CRN3 41074

www.vitoriatembenutri.com

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