Livro: Harry Potter and The Cursed Child (Spoiler Free)

Hey pessoas!! Como vão??

 

Quando o mais recente livro da saga Harry Potter saiu, após uma looonga espera, eu tinha duas opções: a primeira era esperar até o dia 31 de outubro para que a versão traduzida para o português fosse lançada aqui no Brasil…

A segunda era que eu poderia fazer a louca-fanática-Potterhead-que não teve infância e comprar logo o meu exemplar em inglês mesmo, aproveitando o meu passeio à Bienal de São Paulo para fazer isso. Vocês conseguem adivinhar qual das duas opções eu escolhi?

Sim, sim, demorou mais chegou a hora de compartilhar com vocês tudo o que eu senti lendo a mais nova história do bruxinho mais amado do mundo! Bora lá?

 

Harry Potter and The Cursed Child

harry_potter_and_the_cursed_child_special_rehearsal_edition_book_cover

A Oitava História. Dezenove Anos Depois.
Baseado em uma nova história original escrita por J.K. Rowling, Jack Thorne e John Tiffany, uma nova peça escrita por Jack Thorne, Harry Potter and the Cursed Child é a oitava história da série Harry Potter, a primeira história oficial de Harry Potter a ser apresentada no palco.
Sempre foi difícil ser Harry Potter e não está muito mais fácil agora que ele é um sobrecarregado funcionário do Ministério da Magia, um marido e um pai de três crianças em idade escolar.
Enquanto Harry luta com um passado que se recusa a ficar onde deve, seu filho mais novo Alvo tem dificuldades com o peso de um legado de família que ele nunca quis. Quando passado e presente se fundem sinistramente, pai e filho aprendem uma verdade desconfortável: às vezes, a escuridão vem de lugares inesperados.

Eu fiquei tão, mas tão feliz de ter a oportunidade de descobrir uma nova história da saga Harry Potter que eu resolvi fazer dois posts a respeito. O primeiro é este aqui, que é completamente spoiler free (pelo menos para quem leu os sete primeiros livros da saga), para aqueles que preferem não saber de nada antes de ler o livro. O segundo sai amanhã e é cheinho de spoilers, para aquela galera que não se aguenta de curiosidade e quer ler o livro já sabendo o que vai encontrar!

Mas enfim, falando do livro, eu li algumas resenhas antes para me inspirar a escrever e tudo o que eu consegui foi me irritar com um bando de gente reclamando de coisas bem idiotas!

Acontece que, mesmo que isso tenha sido dito à exaustão na época que a peça que originou o livro estava para sair, algumas pessoas perderam a informação de que não se tratava de um novo livro escrito pela J.K. Rowling, como os outros da saga e sim, o roteiro da peça Harry Potter and The Cursed Child que foi baseada em um conto escrito pela J.K, e aí neguinho saiu por aí reclamando que se sentiu enganado…

Em parte, isso é culpa da mídia que imediatamente nomeou o livro de “oitava história de Harry Potter” mas gente, será que eles não estão um pouquinho certos? Bom, vocês vão entender melhor logo mais…

A história começa exatamente no epílogo de Harry Potter e as Relíquias da Morte (esse foi um lindo toque, aliás), bem naquela parte em que o Harry se despede dos filhos na plataforma 9 3/4, antes deles embarcarem rumo a Hogwarts.

O livro não é narrado da maneira que estamos acostumados. Como se trata de um roteiro, a gente tem uma visão mais descritiva dos pensamentos e sentimentos de todos os personagens porque as cenas são escritas de forma a guiar o trabalho dos atores, ou seja, rola um “fulano está em tal lugar, sentindo tal coisa e fazendo tal cara”, mas isso não atrapalha a leitura e, na minha opinião, nos ajuda a visualizar melhor as cenas.

Falando da história, ela se passa 19 anos depois do fim da Batalha de Hogwarts e conta como a vida dos personagens principais se encaminhou desde que Harry venceu a luta contra Voldemort. Alvo é o filho do meio de Harry e a história gira em torno dele e das dificuldades que ele tem em “ser um Potter”. Por conta do peso que o nome da família carrega, Alvo acha que precisa se encaixar em certos padrões (como ser da Grifinória ou ser bom no Quadribol) e isso faz com que ele se afaste do pai, colocando nele a culpa pela pressão que sofre.

Harry, por sua vez, está atolado de trabalho e não consegue se conectar com o filho. Ele não consegue perceber o que há de errado com o Alvo e o porque de tanta revolta, já que para ele, a época em que estudou em Hogwarts foi a melhor da sua vida.

Então, do alto daquela fase revoltada pelas quais muito de nós já passamos quando éramos adolescentes, Alvo decide provar para todo mundo que pode ser um ótimo bruxo à sua maneira, sem precisar seguir os passos do pai. Como ele vai fazer isso? Bom, ele ouve uma conversa de Harry com Amos Diggory, o pai do Cedrico, em que eles falam sobre os rumores de que há um Vira-Tempo no Ministério da Magia capaz de voltar anos no tempo, e não só horas como o Vira-Tempo que a Hermione usou em O Prisioneiro de Askaban.

Com isso em mente, Amos decide pedir para que Harry volte no tempo e tente salvar Cedrico da morte, já que na verdade era o Harry que o Voldemort queria matar. É claro que o Harry se recusa, porque sabe que não se deve mexer no passado, mas Alvo decide atender ao pedido de Amos, só para contrariar o pai.

Daí pra frente, temos uma aventura digna dos livros de J.K. Rowling, com direito a pitadas de humor, amizades improváveis, reviravoltas inesperadas e uma volta ao passado que vai matar a saudade dos Potterheads de plantão! Eu confesso que não engoli os argumentos do Alvo 100%, para mim pareceu coisa de criança mimada. Mas não é que dá para tirar uma linda lição do livro? J.K. Rowling manja das filosofias, gente…

Ah e sabem qual é o melhor personagem do livro, na minha opinião? Escórpio Malfoy! Sim, um Malfoy é o melhor personagem do livro, mas vocês vão ter que ler para entender o por quê!

E para finalizar, qual o nível de amor por Harry Potter and The Cursed Child?

5corações

Nível máximo porque HP é HP, né?

Você pode comprar a versão em inglês clicando aqui, ou esperar a versão em português que sai no dia 31 de outubro e está em pré-venda aqui.

Por hoje é isso e keep waiting, que amanhã tem a resenha com spoilers!

Assinaturas

Anúncios

3 comentários sobre “Livro: Harry Potter and The Cursed Child (Spoiler Free)

    • Ai, Mari! Que bom que você gostou!
      Resenhas são um problema pra mim, porque não sou muito boa nelas, mas fico feliz de ter agradado!
      A versão em português sai dia 31 de outubro, mas o livro já está em pré-venda em sites como Saraiva, Submarino e Americanas…

      Beijo 😉

      Curtido por 1 pessoa

  1. Pingback: Livro: Harry Potter and The Cursed Child (Com Spoilers) Parte I |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s