Feel Good: Top 10 Alimentos Amigos do Cabelo

Oi gente!! Tudo bem??

 

Que tal começar o mês de outubro com um post super útil para você que está deixando o cabelo crescer? A gente sabe que não é a coisa mais fácil do mundo e só a força de vontade e os shampoos que a gente compra não são o suficiente para atingir nosso objetivo, então, hoje eu vim te dar mais uma alternativa para você que está focada no Projeto Rapunzel!

O grande segredo para garantir a saúde do couro cabeludo e fazer com que os fios cresçam fortes e bonitos é a alimentação. Não adianta nada investir em ótimos cosméticos e frequentar os melhores salões, se o seu consumo de água, proteínas, vitaminas e minerais for insuficiente. Esses nutrientes interferem no brilho, maciez, quebra, queda e até mesmo no crescimento do cabelo.

Quer saber quais alimentos são amigos do cabelo e devem estar presentes no seu prato? Eu tenho uma lista com 10 deles aqui para você, olha só:

 

1. Soja

É uma ótima fonte de proteínas, que são essenciais para a produção de novos fios que substituem aqueles que caíram. Além disso, oferece biotina e ferro, nutrientes envolvidos no desenvolvimento e nutrição dos folículos capilares. Garantindo fios fortes, com brilho e bem hidratados.

Quantidade ideal: 3 colheres de sopa por dia.

 

2. Iogurte e Leite Desnatado

Além de oferecer proteínas, são fontes de cálcio, que é um mineral importante para o crescimento dos cabelos e de vitaminas do complexo B, que são essenciais para que os fios cresçam rápido e de forma saudável e favorecem o depósito de queratina nos fios, deixando-os mais encorpados e resistentes.

Quantidade ideal: 1 copo (200 ml) por dia.

 

3. Espinafre

Rico em ferro, vitaminas do complexo B e clorofila, o espinafre combate a perda de brilho, ressecamento, fraqueza e até queda capilar. A clorofila ajuda a equilibrar a oleosidade do couro cabeludo, fortalecer a raiz e normalizar o ciclo de crescimento dos fios.

Quantidade ideal: 1 prato de sobremesa por dia.

espinafre

4. Castanha-do-pará

Fonte de zinco que ajuda a reduzir a oleosidade excessiva, previne a formação de caspa e melhora o crescimento e desenvolvimento capilar. Além disso, oferece vitamine E, que reduz a queda do cabelo, por estar envolvida na formação dos capilares sanguíneos, que favorecem a circulação sanguínea na região.

Quantidade ideal: 2 unidades por dia.

 

5. Agrião

Contém a forma biodisponível do enxofre, que é necessário para a produção e manutenção da queratina e ajuda a evitar descamação no couro cabeludo.

Quantidade ideal: 1 xícara de chá por dia.

 

6. Cenoura

O betacaroteno presente em alimentos alaranjados, como a cenoura, atua no controle da produção sebácea e da oleosidade excessiva do couro cabeludo, além de evitar a queda e a perda de pigmentos que deixa os fios grisalhos. A vitamina A presente nesse alimento nutre as células do couro cabeludo e mantém a oleosidade natural dos fios.

Quantidade ideal: 1 unidade média por dia.

cenoura1

7. Aveia

Os grãos integrais são fontes de zinco, que atua no controle sobre as mudanças hormonais, que podem levar à queda e aos fios brancos antes do tempo. Mas a aveia, em especial, contém silício, que é um mineral capaz de estruturar a proteína que forma o cabelo, a queratina.

Quantidade ideal: 2 colheres de sopa por dia.

 

8. Laranja

As fibras presentes na parte branca que envolve os gomos, ajudam na eliminação de toxinas que contribuem para o aumento da oleosidade e o aparecimento da caspa. A laranja e outras frutas cítricas, também são ricas em vitamina C, que é essencial na produção de colágeno e potencializa a absorção do ferro.

Quantidade ideal: 1 unidade por dia.

 

9. Banana

Ótima fonte de magnésio que atua na formação da queratina e de uma película ao redor do fio, que garante a ele proteção e elasticidade.

Quantidade ideal: 1 unidade por dia.

 

10. Salmão

Além de conter uma grande quantidade de proteínas de altíssima qualidade, estão presentes nesse peixe boa quantidade de ácido graxo ômega 3, selênio e vitamina B3, que combatem inflamações, protegem o couro cabeludo contra a radiação ultravioleta, melhoram a circulação e facilitam a chegada de nutrientes ao bulbo capilar. Carne bovina e de aves também são boas opções de proteína magra.

Quantidade ideal: 1 filé médio pelo menos três vezes por semana.

 

salmao-beneficios-nutrientes-e-propriedades

Bom, como vocês podem ver, os alimentos dessa lista são simples de serem encontrados e muito saborosos, ou seja, inseri-los na sua alimentação não vai ser nenhum bicho de sete cabeças, né?

E vale comentar que essas dicas valem não só para quem está deixando os cabelos crescerem, mas também para quem ama ter os cabelos curtos e quer ver seus fios cada vez mais fortes e saudáveis! 😉

E então, vamos nos cuidar?

 

Beijos e até a próxima!

AssinaturaVitória

CRN3 41074

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6 comentários sobre “Feel Good: Top 10 Alimentos Amigos do Cabelo

  1. Eu super confio nesse tipo de coisa!
    É claro que há casos em que as pessoas precisam de medicamentos ou tratamentos sérios em salão para recuperar danos no cabelo/couro cabeludo, mas eu acredito muito que a alimentação tem papel fundamental na saúde de nosso corpo como um todo. Inclusive cabelo.
    Vou confessar que, desde que virei a louca do óleo de coco, já vim crente que o post era sobre alimentos pra passar no cabelo! haha 🙂 Eu já passei abacate e leite :p

    Curtido por 1 pessoa

  2. Acho q vc iniciou o post falando do mais importante: nada adianta produtos caros e mil tratamentos se não se alimenta bem. Uma boa alimentação substitui tratamentos capilares e muitos outros de beleza sim. Minha dermato sempre fala que uma boa alimentação nos deixa mais bonitas, afinal esse alimentos contem todas as vitaminas necessarias.
    E vc fechou bem demais: todos simples de achar e colocar no prato pra comer. Eu só preciso criar vergonha na cara e comer mais verduras, faz tempo que não dou aquela variada.
    Adorei mesmo o post.

    Beijos floooooor

    Curtido por 1 pessoa

  3. Pingback: Feel Good: Top 6 Alimentos Amigos da Pele |

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