Cabelo Cacheado: Cronograma Capilar #BEDA09

Hey pessoas!! Como vão??

 

Mês que vem eu completo um ano de cabelo natural e ultimamente estou focada em tratá-lo bem para que ele fique cada vez mais bonito e parecido com os das minhas musas do cabelo cacheado.

Fazia um tempo que eu estava querendo fazer um Cronograma Capilar porque, desde que eu assumi os cachos, não realizei nenhum tipo de tratamento específico para hidratá-los. Era a hidrataçãozinha caseira semanal de sempre e umectações com óleo de coco de vez em quando.

Bom, agora eu tenho mais tempo livre, então é uma boa hora para começar, né?

Antes de tudo, vamos entender o que é um Cronograma Capilar:

Depois de pesquisar eu descobri que um cronograma capilar nada mas é do que uma programação semanal de cuidados com o cabelo, com a finalidade de repor justamente o que os fios estão precisando no momento.

O cronograma pode ser feito em todos os tipos de cabelo. Tudo vai depender de que tipo de cuidados ele está precisando, se é hidratação, nutrição ou reconstrução. No blog Chata de Galocha, eu achei uma forma muito legal de descobrir qual a necessidade do seu cabelo, olha só…

testeporosidade

 

Daí pra frente, você só tem que escolher o cronograma onde você vai ter mais vezes o tratamento que seu cabelo precisa. As opções são essas abaixo:

cronograma

Claro que existem outros cronogramas na internet. Eu mesma demorei para encontrar um que me agradasse tanto e esse (que e também achei no Chata de Galocha) me pareceu perfeito para o que eu preciso. Eu estou fazendo o para cabelos pouco danificados.

Escolhido o tipo de cronograma que você vai fazer, agora é hora de partir para a ação e escolher os produtos que vão te acompanhar durante essa jornada. É importante salientar que o cronograma capilar demanda, não só investimento de tempo, mas de dinheiro também. Isso porque você vai ter que comprar uma máscara de tratamento para cada etapa e é aí que surge outra dúvida: quais produtos escolher e como eu vou saber para que serve cada um?

Bom, como eu também estou começando nessa história de cronograma, eu pesquisei os tipos de produtos que precisava e encontrei um para cada necessidade. Mas fiz um apanhado de informações que podem ajudar, caso você esteja tão perdida quanto eu estava.

 

hidratação

Como o Aussie é importado, a composição está escrita em inglês, mas dá para ver que tem aloe vera.

nutrição

Nesta etapa, para potencializar o resultado na nutrição, você pode fazer uma Umectação, que consiste em uma massagem capilar utilizando óleos vegetais antes de lavar o cabelo.

reconstrução

Tome cuidado para não repetir a reconstrução mais do que duas vezes durante o cronograma, porque queratina em excesso faz mal para o cabelo.

Algumas Considerações:

  • Sempre faça os tratamentos após lavar os cabelos. E não deixe de usar o condicionador no final;
  • O intervalo entre os tratamentos deve ser de, pelo menos, 48 horas;
  • Os demais produtos que você vai usar (shampoo, condicionador, leave in, etc) não precisam ter a ver com a etapa do cronograma em que você estiver;
  • A alimentação também é um fator importantíssimo para garantir a saúde dos cabelos.

 

Fontes:

Chata de Galocha

Cacheia!

E é isso, gente! Isso é tudo o que eu sei até agora sobre cronograma capilar! E aí, quem vai entrar nessa comigo?

Por hoje é isso e keep exploring!

BEDA2016

Assinaturas

4 comentários sobre “Cabelo Cacheado: Cronograma Capilar #BEDA09

Deixe um comentário

