Feel Good: Blindando nosso corpo – Aumente sua imunidade na cozinha

Oi gente! Tudo bem?

 

A temperatura cai e nós logo começamos a nos preocupar com a nossa imunidade, que por ser o sistema de defesa do corpo, atua no combate aos vírus e bactérias que teimam em querer entrar no nosso organismo. Quando fortalecida, a imunidade é capaz de manter seu corpo protegido de gripes, resfriados e outros tipos de infecções – como a urinária, por exemplo.

Sabendo disso podemos entender que não basta tomar suco de laranja todos os dias do outono-inverno para manter a imunidade em alta, não é mesmo? Esse é um trabalho de formiguinha, ou seja, devagar e sempre.

dieta-detox-mulher-tomando-suco-12995

Alguns hábitos são fundamentais para fortalecer seu organismo, entre eles estão, ter horas suficientes de sono, praticar exercícios físicos, controlar o estresse e ter uma boa alimentação.

Consumir a recomendação diária de três porções de frutas e duas porções de vegetais (verduras e legumes) já garante uma imunidade melhor.

Existem alguns alimentos que atuam em conjunto com as frutas e vegetais nos fornecendo os nutrientes necessários para o fortalecimento das nossas defesas, são os seguintes:

graos-integrais-620x413

Cereais Integrais e Feijões: Por serem ricos em zinco auxiliam no combate aos resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico. Consuma, no máximo, seis porções de cereais integrais e duas porções de feijões por dia.

Iogurte e Leite Fermentado: São fontes de probióticos, ou seja, bactérias benéficas que ajudam no equilíbrio da flora intestinal e fortalecem a barreira imunológica. Consuma, no mínimo, uma porção diariamente.

alho

Alho: Contém alicina, um composto bioativo que combate infecções e microrganismos. Para aproveitar seus benefícios ao máximo o ideal é consumir o alho cru, picado ou esmagado.

Gengibre: Atua sobre a imunidade e tem poder anti-inflamatório, analgésico e antitérmico. Você pode consumi-lo na forma de chá ou acrescentá-lo nas suas receitas.

sementes-oleaginosas

Oleaginosas: São ricas em vitamina E que potencializa a atividade imunológica. Consuma as nozes, castanhas, amêndoas e os óleos vegetais (de canola, milho, gérmen de trigo e girassol) diariamente.

Cúrcuma: Combate inflamações e reduz a febre. Você pode incluir esse tempero em diversos tipos de receitas, comece com quantidades pequenas.

 

Bom, seguindo essas dicas fica bem mais fácil se manter saudável não só nas épocas em que as doenças estão em alta… Cuide da sua imunidade o ano todo!

Duvidas e sugestões, é só deixar nos comentários!

 

Beijos e até a próxima!

AssinaturaVitória

CRN 341074

www.vitoriatembenutri.com

Anúncios

4 comentários sobre “Feel Good: Blindando nosso corpo – Aumente sua imunidade na cozinha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s