Maneiras de Se Livrar do Bloqueio Criativo

Hey pessoas!! Como vão??

 

Eu sempre quis ter um blog. Sempre achei que todas as coisas que eu descobria ao longo da vida deveriam ser compartilhadas, ao invés de viverem trancadas dentro da minha cabeça e sempre gostei muito, mas muito mesmo, de escrever.

Então, era de se esperar que, quando eu tivesse um bloguinho pra chamar de meu, as ideias fluíssem sem problema e a falta de conteúdo para escrever passasse longe de ser uma preocupação, né?

No mundo ideal talvez mas, no mundo real, o dia a dia leva nossos nervos ao limite, fazendo com que uma coisa que pode parecer muito simples como ter uma ideia para transformar em post, se torne uma missão praticamente impossível…

É sério, gente! Por mais que eu ame escrever, há dias em que as ideias simplesmente não vêm e não há santo que me faça aquietar a bunda na frente do computador para escrever um post que preste! E por mais que o L’Explorateur não seja tão velho assim (estamos caminhando rumo ao 2º aniversário!), assumir a missão de criar conteúdo dia após dia me rendeu um ou outro truque para “forçar” a minha amiga criatividade a dar as caras por aqui, truques esses que eu vou compartilhar com vocês agora meixmo, bora lá?

 

Previna-se

dexter anotando

Sabe aqueles dias em que você está com a criatividade exalando por cada poro do seu corpo? Aproveite  e anote o máximo de ideias que conseguir! Assim, quando o bloqueio criativo aparecer, você já vai ter umas ideias de backup para te salvar.

 

Converse com seus amigos

coisas-que-so-quem-tem-melhor-amigo-sabe-2

Conversar com outros blogueiros ou com aqueles amigos que não têm blog, mas te servem de público, pode ser uma excelente fonte de ideias. Já perdi as contas de quantas vezes cheguei numa roda de amigos e soltei “gente, tô sem ideias pro blog” e fui agraciada com um montão delas vindas das pessoas de quem eu mais gosto. Dá até ânimo de escrever bem bonito para honrar a ideia que me foi dada assim, de bom grado…

 

Um rolêzinho ou dois

passeando

Cara, uma das coisas que nunca falham quando eu preciso ter ideias é sair para dar uma volta. Pode ser uma ida ao supermercado, ao parque com o meu cachorro ou uma simples volta no quarteirão. Alguma coisa no movimento da rua ou nas pessoas passando para lá e para cá vai despertar aquela ideia adormecida em um cantinho esquecido da sua mente.

 

Varie o cenário

cafe

Eu não estou falando de deixar de escrever no quarto para escrever na sala, não. Estou falando de levar seu notebook para um lugar diferente do habitual, como uma cafeteria, por exemplo. Peça uma bebida bem gostosa, coloque uma música bacana para tocar, ponha os fones de ouvidos e permita-se ser transportado para o seu mundinho particular enquanto sua mente cria.

 

Alcance a inspiração

lendo e rindo

Pode ser vendo um filme, lendo um livro, uma revista ou até fuçando na internet (sites como o Pinterest e o Buzzfeed seeempre me rendem boas ideias). Procrastinar pode ser uma fonte de criatividade que de quebra ainda nos ajuda a relaxar…

 

Abrace o ócio

dormindo

Se mesmo com todas essas dicas a sua cabeça não estiver funcionando mesmo e não houver santo que te ajude a escrever, aceite! Permita-se não fazer nada e sossegar a mente, porque às vezes é a pressão que colocamos em nós mesmos que afasta as ideias que a gente tanto quer ter…

 

Bom, se nada disso der certo, relaxe! Não tente criar quando sua cabeça não estiver colaborando porque coisa boa não vai sair. Até porque, se te serve de consolo, este post aqui foi escrito um dia antes de ir ao ar e é fruto de uma ideia que nasceu na hora de escrever, depois de uns dias de bloqueio criativo…

E aí, quais são suas dicas para driblar o bloqueio criativo? Já testou alguma das dicas acima? Conta pra mim, vai? 😉

 

Por hoje é isso e keep exploring!

Assinaturas

2 comentários sobre “Maneiras de Se Livrar do Bloqueio Criativo

  1. De antemão peço desculpas se isso te ofender de alguma forma. Li rápido e achei o conteúdo bastante interessante, porém tem alguns erros de revisão, por exemplo “óssio”, ao invés de “ócio”, e “dias”, onde deveria ser “dicas”. Esses erros são normais, acontecem, as vezes reler um dia depois de ter escrito já servem para corrigir. Espero ter ajudado e sinta-se a vontade para apagar esse comentário. Continue o ótimo trabalho!!

    Curtido por 1 pessoa

    • Ai, Pedro! Não é que você está certo??
      Muito obrigada por não me deixar ficar pagando mico por aí, hahahaha…
      “Óssio”, onde eu estava com a cabeça?? Hahaha
      Obrigada pela visita e espero contar com a sua atenção mais vezes!

      Beijo 😉

      Curtir

Deixe um comentário

