Livros: Saga Instrumentos Mortais

Hey people, aqui é a Pâmella.
Na última bienal do livro em São Paulo, Cassandra Clare foi uma das autoras com mais público. Tanto que foi quase uma recordista em número de fãs brasileiros que passaram por lá só para vê-la. 

Eu fui com uma amiga e pude ver o “fervo” todo de perto, hahaha…

Eu já tinha assistido ao filme baseado na história mas, todo mundo me dizia que os livros eram melhores, que o filme não tinha chegado nem perto de ser uma adaptação decente e justamente por causa desses comentários que eu não quis ler mas, uma hora não tem mais jeito, por mais que a gente fuja, o livro volta pra gente.

Uma colega tem a coleção inteirinha e eu a acompanhei lendo por semanas e todas as reações que ela tinha quando algo de muito bom ou muito ruim acontecia no livro, então eu cedi e pedi pra ler.

Eu poderia fazer um post para cada um dos seis livros mas acho que ficaria muito cansativo e eu já estou alguns muitos livros a frente desses para fazer uma resenha que seja ‘digna’ sobre cada um deles, por isso vou fazer um resumo do que eu achei dessa saga.

Instrumentos Mortais 

Capa Cidade dos Ossos AVON 30-julho.indd

Cidade dos Ossos

“Clary Fray, acaba testemunhando um enigmático assassinato em uma boate. Há, porém, dois grandes problemas: ninguém acha o corpo e apenas ela vê os tais assassinos. Sua vida muda completamente quando sua mãe é raptada por demônios e Clary descobre a existência dos Caçadores das Sombras, guerreiros cuja missão é proteger o mundo que conhecemos de bestas e outras criaturas. Clary acaba se envolvendo mais do que gostaria no submundo de Nova York e nunca mais será a mesma.”

Cidade das Cinzas 

‘Clary agora precisa investigar o coma magicamente induzido de sua mãe, a matança de jovens do Submundo e o roubo da Espada da Alma. Enquanto isso, o belo e irritante Jace é suspeito de ajudar o pai num plano que vai colocar em risco não só Idris ou o Submundo, mas toda a cidade de Nova York. No mundo dos Caçadores de Sombras, ninguém está seguro.’ 

Cidade de Vidro

‘Clary está à procura de uma poção para salvar a vida de sua mãe. Para isso, ela deve viajar até o lar ancestral dos Caçadores de Sombras, entretanto, entrar em Alicante sem permissão é contra a lei e pode significar a morte. Mas nenhuma regra irá afastar Clary de seu objetivo: encontrar Ragnor Fell, o feiticeiro que pode ajudá-la. À medida que se aproxima de respostas, ela conhece mais sobre seu passado.’

Cidade dos Anjos Caídos 

‘A guerra acabou e Caçadores de Sombras e integrantes do submundo parecem estar em paz. Clary está de volta à Nova York, treinando para usar seus poderes. Tudo parece bem, mas alguém está assassinando Caçadores e reacendendo as tensões entre os dois grupos, o que pode gerar uma segunda guerra sangrenta. Quando Jace se afasta sem nenhuma explicação, Clary começa a desvendar um mistério que se tornará seu pior pesadelo.’

Cidade das Almas Perdidas

‘Quando Jace e Clary voltam a se encontrar, Clary fica horrorizada ao descobrir que a magia de Lilith, um demônio muito poderoso, ligou Jace ao perverso Sebastian, transformando o Caçador de Sombras em um servo do mal. A Clave decide eliminar Sebastian, mas não há nenhuma maneira de matá-lo sem destruir Jace. Clary está disposta a fazer qualquer coisa para salvá-lo e decide arriscar tudo, mas se falhar, pode perder a própria vida. E algo que julga ainda mais precioso: a alma de Jace e o futuro dos Caçadores de Sombras.’

Cidade do Fogo Celestial

‘Clary, Jace, Simon e toda a companhia se unem no meio do caos para enfrentar Sebastian, cujos poderes colocam tudo em risco. E agora, terão que viajar para outra dimensão para conseguir ter uma chance de impedi-lo. Vidas serão perdidas e sangue será derramado nesse último volume da série, onde o próprio destino do mundo pode ser mudado.’

Primeiramente: Não tem ABSOLUTAMENTE nada a ver com o filme. Depois que eu li o livro eu fui ver o filme,  além dos nomes e alguns pontos muito distantes, eles não tem nada de parecido e isso é, desculpa mas eu não tenho outra palavra para expressar a minha opinião, uma m***@ ! Até porque, quando você se compromete a fazer uma adaptação literária, você deve tentar se manter o mais fiel possível.

O livro é bem interessante, ele termina na hora certa e a cada página que você vira, você quer sempre saber um pouco mais, quer ler mais, quer saber mais sobre o que vai acontecer e, se é que vai acontecer alguma coisa, ele é cheio de mistérios e detalhes em que você tem que prestar muita atenção senão você se perde, mas nem isso tira o tesão pela leitura. Cassandra realmente estava inspirada quando começou a escrever esse livros.

Reparem bem na minha frase acima: ela estava inspirada quando começou a escrever os livro,s porque do quarto em diante, foi a revolta, eu fui me irritando cada vez com ela, minha vontade era de ligar pra ela e dizer: “Escuta aqui, queridinha. Qual o seu problema? Porque você tá fazendo isso? O que foi que eles te fizeram? Existe um propósito pra tudo isso? Porque se não tiver, vamos ter uma conversinha muito séria. Tipo Marisa, de mulher pra mulher.”

Sério, o livro tinha um potencial gigantesco mas ela foi cagando a história no final, e olha… Eu prefiro nem comentar sobre o sexto livro. Porque me bateu um ódio tão grande desse final, mas tão grande. Só não supera minha revolta por Garota Exemplar, porque esse livro bateu recorde em me causar revolta.

Eu já disse em algumas resenhas por aqui que eu, particularmente, prefiro os vilões. Tirando a Umbridge que, vamos falar sério.. ninguém gosta dela, eu me apaixonei por Sebastian. Da pra entender porque ele faz tudo o que faz e porque ele age do jeito que age. Ele é muito perfeito, é o vilão que quer destruir o mundo e ser amado além disso. Como não amar uma pessoa assim? Capaz de construir um mundo dimensional só pra te convencer que te ama? Não tem como não amar, né?! ❤

Eu entendo que a saga é sucesso e tem milhares de fãs pelo mundo mas, poderia ter sido um pouquinho melhor, ela poderia ter se empolgado um pouco mais no final…Os personagens mereciam algo melhor.
E nós, leitores, também. Eu passei 6 semanas lendo os livros, foi um livro por semana e esses livros são enormes e pesados pra ficar carregando de um lado pro outro, cheio de detalhes do jeito que são. Mereciam um final mais digno.

Além dos SEIS livros dos Instrumentos Mortais, ainda tem mais três que englobam esse mundo, que são as Peças Infernais. Como se não bastasse esses NOVE livros, ainda tem o Códex, que é tipo o manual dos Caçadores de Sombras E as Crônicas de Magnus Bane.
São onze livros, gente. ONZE!!!!

Fora que ela inventou de lançar mais um, né? Não entendi o motivo disso ainda mas …

coleco-os-instrumentos-mortais-8-livros-23050-MLB20240282870_022015-F

steampunk_the-infernal-devices

Preciso me recuperar da ressaca literária que esses livros me causaram antes de ler as Peças Infernais e os outros dois. Esperando, profundamente, que mantenham o ritmo constante do início ao fim. Dependendo de como for essa leitura, aí eu leio o Códex e as Crônicas de Bane.

Além de todos esses livros, tem o filme  (que foi muito criticado pelos fãs e eu até entendo mas, levando em consideração que nada que é ruim não pode piorar … O filme merece o Oscar de melhor adaptação literária EVER) e um seriado. Não é por nada não, a história é boa, o filme é mais ou menos agora… O seriado, eu tenho que rir muito pelo que eles fizeram. Eles cagaram, literalmente, no seriado. E sabe o que é pior? Foi renovado pra segunda temporada. Me explica como uma serie ruim dessa foi renovada? Como uma série consegue ter tantos fãs sendo ruim do jeito que é? Dá uma olhadinha aí embaixo e dê a sua opinião.

Basicamente, é isso. Não achei de todo ruim, mas também não achei bom. Ele é … Aceitável.

Qual o nível de amor por “Instrumentos Mortais”?

3corações

Tá ruim mas tá bom…

AssinaturaPamella

Deixe um comentário

