Livro: Amy & Matthew

Hey people, aqui é a Pâmella.

 

Resenha nova no ar para vocês e essa é bem ao estilo “A Culpa é das Estrelas”.  Aliás, livros desse tipo viraram moda né? Kkkkkkk…

Começo dizendo que, quanto mais eu me empolgo com a expectativa de ler um livro, mais eu me decepciono com ele. Eu queria muito ler “Amy & Matthew”, muito mesmo, mas eu me decepcionei com o final. A história é bonitinha e tal, passa uma lição super digna mas não rolou aquela química com o final…

 

Amy & Matthew

download (6)

” Amy e Matthew não se conheciam realmente. Não eram amigos. Matthew sabia quem ela era, claro, mas ele também sabia quem eram várias outras pessoas que não eram seus amigos. Amy tinha uma eterna fachada de felicidade estampada em seu rosto, mesmo tendo uma debilitante deficiência que restringe seus movimentos. Matthew nunca planejou contar a Amy o que pensava, mas depois que a diz para enxergar a realidade e parar de se enganar, ela percebe que é exatamente de alguém assim que precisa. À medida que passam mais tempo juntos, Amy descobre que Matthew também tem seus problemas e segredos, e decide tentar ajudá-lo da mesma forma que ele a ajudou. E quando a relação que começou como uma amizade se transforma em outra coisa que nenhum dos dois esperava (ou sabe definir), eles percebem que falam tudo um para o outro… exceto o que mais importa.”

• Cammie McGovern é uma das fundadoras do Whole Children, uma instituição que oferece aulas extras e programas de auxílio para crianças com necessidades especiais.

• Amy e Matthew é o seu primeiro livro destinado ao público jovem adulto.

Amy é uma garota do ensino médio que é deficiente, ela precisa de auxiliares para carregar seus livros, para acompanhá-la durante as aulas, para ajudar na troca de roupa ou a comer. Isso nunca foi um problema para ela, que sempre se esforçou pra ser normal, apesar de suas dificuldades. A única coisa que preocupa Amy é o fato de ela não ter muitos amigos. Depois de obter uma resposta negativa sobre uma de suas redações, ela decide chamar alguns colegas de sala para serem seus auxiliares, um por dia, e assim, tentar fazer novas amizades no seu último ano de escola.

Vocês já ouviram falar sobre TOC, certo? Acho que todo mundo tem algum tipo de mania, como minha mãe, por exemplo, que não encosta nenhum móvel na parede, nem cama, nem guarda roupa, nada. Ou uma amiga minha que tem sérios problemas com linhas retas, elas tem que estar retas e centralizadas e milimetricamente iguais, ela vê algo torto à distância e isso causa um incômodo nela, fora que ela também sente um desconforto com coisas coloridas ou coisas fora do lugar. Ou eu mesma, a quem qualquer tipo de barulho incomoda, eu ouço um barulho, por menor que seja, de longe e seja ele qual for, me incomoda muito. Assovios então… Esses me tiram a calma! Acho que é por isso que eu tenho um gato não um cachorro, não aguentaria os latidos. Mas, acho que todo mundo tem algum tipo, alguns são bem mais graves que outros, precisam de medicamentos e acompanhamento psicológico e tal.

Matthew sofre de um tipo complicado de TOC, tem uma voz na cabeça dele que diz que se ele for no banheiro e não lavar a mão umas 20 vezes por dia alguém vai morrer, ou ter uma doença e a culpa vai ser dele. Isso acaba atrapalhando sua vida em diversos aspectos e é aí que Amy entra na vida de Matthew, para ajudá-lo a superar sua doença e, em troca, Matthew ajuda Amy com suas deficiências.

O livro se desenvolve de maneira “mais ou menos” e, quanto ao final, não sei, acho que faltou um pouco de imaginação da parte da autora… Poderia ter sido um pouco melhor, até épico se fosse o caso mas, pelo menos ele te faz pensar e refletir sobre as dificuldades de ter que lidar com os dois tipo de doença e isso pode contar como alguns pontos positivos. Foi mais ou menos o que aconteceu com a Juliana quando ela leu “Uma História de Amor e TOC“, lembram? Era um livro cheio de potencial, que foi desperdiçado pela forma que a historia foi contada…

De toda forma, é uma leitura agradável e sem complicações…

Qual o nível de amor por “Amy & Matthew”?

2corações

Um amorzinho bem pequenininho…

Você pode comprar o livro clicando aqui.

AssinaturaPamella

Deixe um comentário

