Feel Good: Carboidratos do Bem

Oi gente, tudo bem?

 

Estou de volta nesse primeiro dia de março para mais um post sobre alimentação saudável sem complicações!

Lembram que semana passada nós conversamos sobre alimentos que recebem fama de vilões ou mocinhos da alimentação, mas que na verdade não são nada disso?

Pois bem, hoje vamos falar sobre um tipo de alimento que é sempre excluído do cardápio quando falamos em dieta, mas que tem o seu lado bom e seus benefícios quando consumido de maneira correta!

Quando o objetivo é perder peso, a palavra de ordem é “carboidratos complexos já!”. Mas vocês sabem dizem por que eles são tão especiais?

Os carboidratos complexos, oferecem ao nosso corpo glicose assim como qualquer outro carboidrato, mas eles o fazem de forma lenta e estável. Isso porque possuem uma estrutura – rica em fibras – que retarda sua digestão e absorção. Tal característica evita que sua energia seja armazenada como gordura e contribui com a sensação de saciedade.

“Isso é ótimo, mas onde encontrá-los?”

Ah, pessoal, isso é bem mais fácil e acessível do que muitos imaginam!

Os carboidratos complexos estão presentes nas verduras, frutas e legumes, bem como na aveia, na quinoa, na pipoca, e em outros grãos e cereais (massas e pães) integrais, ou seja, fácinho de encontrá-los!

carboidratos-complexos-treino

E para provar que é possível encontrar carboidratos complexos em alimentos do dia-a-dia e que ainda é possível transformá-los em uma comidinha bem gostosa, vejam abaixo uma receita delícia de uma sobremesa feita com um carboidrato do bem que eu trouxe para vocês:

 

Sobremesa de Maçã

Essa sobremesa é aquela que guardo para emergências, além de ser saudável é prática e fica pronta em poucos minutos. Você precisará de:

  • 02 unidades de maçã
  • 01 xícara (chá) de água
  • canela à gosto.

Atenção! A quantidade de maçãs depende de quantas pessoas serão servidas, eu geralmente conto uma maçã e meia para cada um.

maçãreceita

Inicie lavando as maçãs. Corte-as ao meio e retire os caroços. Em uma panela grande o suficiente para caber todas as maçãs em contato direto com o fundo, coloque-as com a casca voltada para baixo e adicione a água.

Tampe a panela e leve ao fogo baixo. Fique atento à panela. As maçãs levarão cerca de 10 minutos para estarem prontas. Elas devem estar macias e a água do fundo da panela reduzido á uma calda. Se for necessário adicione um pouco mais de água para finalizar o cozimento. Espere esfriar. Sirva as maçãs com a calda que ficou na panela por cima e decore com canela.

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Você deve estar se perguntando… E o açúcar? O segredo que torna essa receita saudável é exatamente a ausência de açúcar. A casca da maçã tem um poder adoçante maravilhoso e que dará o toque especial à sua sobremesa.

 E de quebra, ainda tem um recado para as mamães: essa mesma receita é uma ótima opção para substituir aquelas papinhas de frutas prontas e cheia de ingredientes que o seu bebê não quer e e nem precisa. Além de natural é muito mais saudável.

 Experimentem!

E esse foi o nosso papo do dia sobre alimentação saudável e sem crise! Lembrem-se que em caso de dúvidas ou sugestões, é só deixar seu recado nos comentários!

Beijos e até a próxima!

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www.vitoriatembenutri.com

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