Alimentação: Quem é Mocinho e Quem é Vilão?

Oi gente! Tudo bem?

Meu nome é Vitória Tembe, tenho 23 anos e sou nutricionista pós-graduada em nutrição humana aplicada e terapia nutricional.

A partir de hoje vou aparecer de vem em quando aqui pelo L’Explorateur falando sobre alimentação saudável e trazendo dicas e informações importantes para sua saúde e beleza.

Se você faz parte da turma das dietas malucas, fica com a gente para aprender que, comer bem não precisa ser assim tão difícil…

E para começar, aí vai uma pergunta:

Você sabe dizer quais são os verdadeiros aliados e sabotadores da sua dieta?

Quando o assunto é alimentação saudável nem tudo é o que parece. E saber fazer as escolhas certas determinará o seu nível de sucesso nessa tarefa.

comer

No post de hoje, vamos conhecer alguns alimentos que são sempre taxados de “vilões” das dietas, mas que na verdade nem fazem tanto mal assim e também aqueles que sempre saem de mocinhos, mas na verdade sabotam todo o seu esforço para ficar em forma…

Pão Branco

Geralmente é o primeiro item a ser cortado da dieta. Por ter como ingrediente principal a farinha branca, ele é rico em carboidratos simples, que apesar de fornecerem energia ao nosso organismo, não nos mantém saciados por muito tempo. Dar preferência às versões integrais é o ideal, elas possuem mais fibras que promovem maior saciedade e melhora no funcionamento intestinal.

Queijo branco

Com certeza você já ouviu falar que o queijo branco é melhor do que os queijos amarelos, e isso pode ser verdade. Tudo depende de com qual tipo de leite ele foi produzido. De modo geral o queijo branco é rico em proteínas, cálcio, fósforo, vitaminas A, D e do complexo B. A melhor opção é o tipo cottage, que possui menos gordura e calorias.

queijo-branco

Frios (peito de peru, mortadela, presunto, salame)

Parecem inofensivos, mas não são. Os frios pertencem a categoria dos alimentos embutidos e em sua composição existem altas concentrações de sódio, conservantes, acidulantes e muitas outras substâncias de que nosso organismo não precisa. O recomendável é reduzir ao máximo o consumo desse tipo de alimento.

Água de Coco

Excelente repositor hidro-eletrolítico natural, rico em vitaminas e minerais, como sódio e potássio. O “x” da questão é que além de todos esses benefícios, a água de coco é rica em gorduras e frutose, e quando consumida em grandes quantidades não só auxilia no acúmulo de gordura corporal como pode também comprometer o organismo como um todo.

Carne Bovina

As carnes de origem bovina são ótimas fontes de ferro e proteína, mas também são ricas em colesterol e gordura saturada, por isso merecem a nossa atenção. O recomendado é optar pelos cortes magros (coxão mole, filé mignon, alcatra, patinho) e alternar o consumo com as carnes brancas (peixe e frango).

carne-vermelha

Batata

Assim como o pão branco, a batata também é um carboidrato simples, mas com a vantagem de trazer em si nutrientes muito importantes, como o lítio e a vitamina C. As versões cozidas e assadas são mais aconselháveis do que as fritas, devido a alta concentração de gordura. Para uma refeição balanceada o ideal é escolher entre um carboidrato ou outro, como por exemplo, entre o arroz e a batata, ou moderar na quantidade dos dois.

Adoçantes

Utilizados para substituir o uso do açúcar, os adoçantes podem trazer prejuízos à saúde devido a quantidade de sódio, influências cancerígenas e alteração na regulação natural da fome.

Banana

Rica em fibras, vitaminas A, C e do complexo  B, potássio, magnésio e cálcio, a banana é uma fruta pouco calórica apesar do seu índice glicêmico. Ela estimula a produção de serotonina, que regula sono, humor, apetite e ainda ajuda a combater a enxaqueca. A banana é uma ótima aliada da alimentação saudável.

banana

Alimentos Diet

Os alimentos chamados diet não contém açúcar em sua composição, e são indicados para pessoas que necessitam fazer restrição de açúcares. O grande problema é que na retirada do açúcar, é necessário que um outro ingrediente, como por exemplo a gordura seja adicionada para manter o sabor e a textura. Portanto, um alimento diet pode ser muito mais calórico que sua versão tradicional.

Todos os alimentos possuem benefícios e desvantagens para o organismo, o segredo é o equilíbrio. E principalmente quando o assunto é alimentação vale a máxima “Tudo o que é demais, faz mal”. Fique atento às escolhas e às quantidades e você terá resultados fantásticos. 😉

Quaisquer dúvidas ou sugestões de temas, podem deixar nos comentários, certo?

Espero que vocês tenham gostado… Até a próxima!

assinatura

www.vitoriatembenutri.com

Anúncios

4 comentários sobre “Alimentação: Quem é Mocinho e Quem é Vilão?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s