Livro: Uma História de Amor e TOC

Hey pessoas!! Como vão??

 

E enfim chegamos à primeira resenha de livro de 2016, yaay!!

O livro de hoje foi um dos que eu ganhei no meu aniversário em setembro e não estava naquela wishlist que eu postei aqui… Aliás, deixa eu aproveitar o momento, mesmo que tardio, para dizer que eu tenho os melhores amigos do universo porque eu amei todos e cada um dos presentes de aniversário que eu ganhei!! E principalmente amei o fato de saber que eles me conhecem tão bem, que sabem que é só me darem livros para me deixar feliz! ❤

E isso é bom para o blog também, porque significa que 2016 será um ano cheeeio de resenhas novas para quem ama ler!! \o/

Anyway, vamos ao livro?

 

Uma História de Amor e TOC

Uma História de Amor e TOC

“Bea foi diagnosticada com transtorno obsessivo-compulsivo. De uns tempos pra cá, desenvolveu algumas manias que podem se tornar bem graves quando se trata de… garotos! Ela jura que está melhorando, que está tudo sob controle. Até começar a se apaixonar por Beck, um menino que também tem TOC. Enquanto ele lava as mãos oito vezes depois de beijá-la, ela persegue outro cara nos intervalos dos encontros. Mas eles sabem que são a única esperança um do outro. Afinal, se existem tantos casais complicados por aí, por que as coisas não dariam certo para um casal obsessivo-compulsivo? No fundo, esta é só mais uma história de amor… e TOC.”

Quando você pega este livro nas mãos, existem três coisas que te chamam a atenção: a cor amarela da capa, o nome da história e o resumo atrás do livro. Sobre estas três coisas, posso dizer que apenas a capa não me decepciou, pois ela é divertida com sua cor chamativa e a frase “não vou stalkear esse cara” escrita por tudo quanto é parte.

Já o livro em si, a história, foi um pouquinho decepcionante sim…

É que, quando você lê o nome do livro e lê o resumo, acredita que ele irá contar a história de duas pessoas com problemas psiquiátricos apoiando-se uma na outra e superando suas doenças com a ajuda do amor. Mas tudo o que eu vi ao longo da leitura foi a descrição detalhada dos sintomas de uma pessoa que sofre de TOC, assim como os pensamentos que levam essa pessoa, no caso a protagonista Bea, a sucumbir às suas obsessões.

Quanto mais eu lia, mais eu pensava: “tá, mas cadê a parte do amor? Só tô vendo o TOC”… E eu senti muita falta disso… Só que, como o livro é narrado em primeira pessoa pela Bea, é compreensível que o amor fique em segundo plano, já que, ela não aceita o disgnóstico de ter TOC e não enxerga nada de tão terrível assim em seus atos. Aliás, falando no TOC da Bea (ela é uma stalker, pessoa que persegue outras pessoas), foi muito inteligente a forma com a qual a autora falou sobre isso, listando todo o passo-a-passo dos sintomas e toda a lógica maluca por trás dos atos da Bea que fazia com que ela não enxergasse a loucura daquilo que ela estava fazendo.

Quando a Bea entrava em crise, eu ficava aflita junto com ela e, como eu não tenho TOC (ou pelo menos acho que não, hahaha), eu não conseguia compreender os motivos que a levavam até ali e ficava pensando “sai dessa, Bea” o tempo todo. Eu sentia uma vontade enorme de ajudá-la e ficava me questionando sobre o que eu faria se conhecesse alguém que tivesse esse problema, então, mais um ponto para a autora por me fazer questionar e refletir sobre essas coisas.

Sobre sentir falta do amor na história, por mais que o Beck, o cara por quem a Bea se interessa, fosse um personagem mais secundário, o TOC dele também era bem sério e com um motivo bem mais triste do que o da Bea. Não que se tratasse de uma competição para ver quem é mais ferrado mas, seria bom ver a autora explorando mais o TOC do Beck e a forma como ele tentava se curar, ao contrário da Bea, que parecia se perder cada vez mais.

Enfim, é uma boa leitura de férias, porque mesmo tratando de algo tão sério quanto o TOC, a leitura é leve e dá pra se distrair.

Qual o nível de amor por este livro?

3corações

Três corações porque eu realmente senti falta do amor e a Bea me irritou um pouco…

Para comprar o seu, clique aqui.

Por hoje é isso e keep exploring!

balão2

Um comentário sobre “Livro: Uma História de Amor e TOC

  1. Pingback: Livro: Amy & Matthew |

Deixe um comentário

