Livro: Um Ano Inesquecível

Hey pessoas!! Como vão??

 

Hoje é dia de resenha de livro nacional, que tal?

Estamos tão acostumados a valorizar os escritores gringos que até esquecemos que temos excelentes autores bem aqui, ao nosso alcance.

O livro de hoje é uma fofura!! Tem uma pegada mais teenager mas, como vocês bem sabem, eu prefiro um livro que seja adolescente, bem escrito e que me divirta, do que um livro cabeça suuuper chato! Então, podem esperar resenhas de livros leves (romances em sua maioria) porque é disso que eu gosto, beleza?

Agora vamos ao livro de hoje…

 

Um Ano Inesquecível

umanoinesquecivel

“Dizem por aí que os melhores momentos da vida são vividos na adolescência. Os primeiros amores, os encontros, as festas, as viagens, as surpresas… E são sempre os instantes inesperados que transformam um dia comum em uma lembrança especial, daquelas que nunca deixarão de nos acompanhar.
Este é um livro sobre esses momentos doces e sensíveis que não se apagam da memória tão facilmente. Quatro contos, em quatro estações do ano, sobre jovens que passam por vivências e sentimentos intensos. Paula Pimenta nos leva em uma viagem de inverno. Babi Dewet conta como um outono pode mudar tudo. Bruna Vieira mostra a paixão brotando com a primavera. E Thalita Rebouças narra um intenso amor de verão. Histórias de um ano inesquecível que vão ficar para sempre!”

Gente, eu meio que estou numa onda de livros de contos ultimamente. Sempre fui uma pessoa de sagas, gosto de vivenciar uma boa história através de mais de um livro, de esperar para ler continuações e construir meio que uma relação com os personagens e a história.

Mas confesso que, ultimamente, tenho gostado bastante de contos, de descobrir em poucas páginas o final da história e da forma intensa como ela acontece. Só que eu não comprei esse livro de propósito, não, hahaha…

Eu estava de olho em um livro que estava em falta na Saraiva e deixei encomendado. Só que recebi uma ligação da livraria dizendo que a editora havia parado de enviar o livro, então eu podia cancelar minha compra, ou usar o valor para outra compra. Foi aí que eu esbarrei nesse livro e decidi levá-lo…

Enfim, Um Ano Inesquecível é um livro dividido em quatro contos, sendo que cada um acontece em uma estação do ano e conta com quatro autoras top da literatura brasileira contando belas histórias. E como é de praxe quando se trata de livros de contos, vamos falar de um por um…

Um Inverno Inesquecível – Paula Pimenta

uminvernoinesquecivel

Olha que ironia, uma autora que eu adoro falando sobre uma estação do ano que eu de-tes-to!!!!! Anyway, o nome do conto da Paula é Enquanto a Neve Cair e conta a história de Mabel, uma adolescente que é obrigada a passar as férias no Chile com a família, enquanto suas melhores amigas, a turma do colégio e o garoto que ela está a fim (e que não está nem aí para ela) vão para um sítio de divertir. Mabel está super de mau humor por não querer estar naquele lugar e está decidida a não aproveitar um só segundo daquele frio e da neve… Só que, algumas coisas que ela não esperava acabam acontecendo e fazendo com que esse inverno seja o melhor de sua vida… Uma história fofa  e inocente sobre dar uma chance para a vida nos surpreender ao invés de insistirmos sempre naquilo que sabemos que não é o melhor para nós. Se você tem uma prima ou irmã de uns 14, 15 anos, certeza que ela vai gostar desse conto…

Um Outono Inesquecível – Babi Dewet

umoutonoinesquecivel

O conto da Babi se chama O Som dos Sentimentos e conta a história de Anna Júlia, uma garota que está no último ano do colegial e tem que dividir seu tempo entre estudos e um estágio em um escritório de advocacia de um amigo de seu pai, já que ele quer que ela seja uma advogada de sucesso. Só que Anna não sabe bem se é isso que ela quer… Em uma de suas idas à Avenida Paulista para o estágio, ela tromba com João Paulo, um músico que aproveita seu tempo livre para tocar na Paulista e juntar uns trocados para ajudar algumas causas nas quais ele acredita. João toca pelo prazer de tocar e vive pela arte, o total oposto de Anna, que é toda careta e não gosta de música (como pode, Braseeeel?). Quando eles se cruzam, rola uma faísca, uma magia, uma espécie de amor à primeira vista. Seria uma história muito legal, se a Babi não tivesse enrolado tanto para fazer as coisas acontecerem e tivesse deixado o conto tão repetitivo no meio… Acho que se, ao invés de um conto, fosse um livro inteiro, teria sido mais satisfatório…

Uma Primavera Inesquecível – Bruna Vieira

umaprimaverainesquecivel

Ai, gente… A Bruna Vieira é muito amor, né? Não é à toa que que ela escreveu um conto para a estação maaais linda do ano! Super combina com ela!! O conto da Bruna se chama A Matemática das Flores e conta a história de Jasmine, uma garota descolada e cheia de atitude que está perigando bombar em matemática e precisa se recuperar, não só para não perder o ano, mas para se entender com sua exigente mãe. Além disso, Jasmine está dividia entre fazer uma faculdade que lhe garanta um futuro mais estável (com é a vontade de seus pais) ou fazer design gráfico, sua verdadeira paixão. Para ajudá-la a passar de ano, seu professor de matemática sugere que ela tenha aulas de reforço com um de seus alunos de faculdade, o Davi, que vai fazer muito mais do que ensiná-la equações de segundo grau… Nunca tinha lido nada da Bruna fora o blog, mas gostei da forma como ela conduziu a história… Ela flui, o amor de Jasmine e Davi floresce como uma flor em plena primavera e te deixa leve… Um amor!

Um Verão Inesquecível – Thalita Rebouças

umveraoinesquecivel

Thalita Rebouças era simplesmente a minha autora favorita na adolescência!! Eu até a conheci uma vez, durante uma Bienal aqui em SP. O Conto da Thalita se chama Amor de Carnaval e o nome em si já promete, né?? Fora que, eu só podia esperar coisas boas de um conto que reúne minha estação favorita e uma das melhores autoras de livros teen. O conto  se passa em pleno Rio de Janeiro e fala sobre Inha (e esse nome, gente?) que, desacreditada no amor, vai para um camarote de carnaval com suas inseparáveis amigas Tati e Kaká atrás de um pouco de farra. Lá, ela conhece Guima (sério, qual é a da Thalita com os nomes?) e rola uma paixão arrebatadora que tem tudo para passar da quarta-feira de cinzas, só que Guima tem um segredo que pode mudar tudo… O melhor aqui é não só a forma como a história é imprevisível, mas a narrativa hilária da Thalita!! Meu conto favorito, com certeza!!

No geral, é um bom livro. Rende uns suspiros, umas risadas e umas boas horas de diversão…

Qual o meu nível de amor por esse livro?

4corações

Quatro corações porque acho que o conto da Babi poderia ter sido melhor…

Para comprar “Um Ano Inesquecível”, clique aqui.

Por hoje é isso e keep exploring!

balão2

Deixe um comentário

