10 Lições de Vida que Aprendi com a Saga Harry Potter

Hey pessoas!! Como vão??

 

Ler é uma das melhores formas de aprender e todo mundo já sabe disso, né? Uma pessoa que lê fala melhor, escreve melhor e tem mais assuntos…

Fora que, além de se distrair com a leitura, é possível viajar para outros lugares, conhecer novas culturas e aprender lições valiosas sobre a vida.

Bom, eu li a saga Harry Potter pela primeira vez quando tinha lá os meus 15, 16 anos e confesso que, antes de ler eu tinha até um preconceitozinho a respeito da história. Achava que ia ser fraca, sabe? Ha,ha! Mal eu sabia o quanto eu estava enganada e o quanto eu viria a gostar desses livros e considerar os personagens como se fossem pessoas que eu conheci na vida real…

Os livros do Harry Potter são os únicos que, ano após ano, eu continuo mantendo na minha lista de leitura. Tipo assim, eu leio uns 6 livros novos e depois leio a saga Harry Potter inteira, intercalando com os filmes. E querem saber? Nunca perde a graça…

A J.K. Rowling fez uma história tão rica que é possível descobrir e aprender algo novo toda vez que você lê os livros, não importa se é a segunda ou a décima sexta vez que você está lendo… Duvidam? Então confiram as 10 lições de vida que eu aprendi lendo os livros do bruxinho mais querido do mundo… ❤

 

1. Amizade em primeiro lugar.

giphy

Vocês já pararam pra imaginar como teria sido muito sem graça a história do Harry sem a participação do Ron e da Hermione? Eu adoro o fato de que, tanto nos livros quanto nos filmes, eles têm um espaço importante… Isso sem esquecer do Neville, da Luna, do Hagrid… Sem os amigos, o Harry precisaria de uns 15 livros pra vencer o Voldemort…

 

2. Se estiver em dificuldades, tenha a humildade de pedir ajuda para superá-las.

giphy (1)

Pegando o gancho do que eu falei sobre amizade, quantas vezes a gente viu o Harry se ferrar porque era orgulhoso demais pra pedir ajuda aos amigos? J.K. nos ensinou nos livros que amizade é uma via de mão dupla, a gente dá apoio e tem que saber receber também…

 

3. O amor pode salvar uma vida.

lilian

Os pais do Harry morreram tentando salvá-lo. O Harry só foi capaz de derrotar o Voldemort quando ainda era apenas um bebê porque estava protegido pelo amor incondicional de sua mãe. Conclusão: amor nos protege e nos salva…

 

4. Às vezes, aquela pessoa de quem ninguém gosta e que todos acham ruim, pode apenas ser mal compreendida.

snape

Quando vocês leram o primeiro livro pela primeira vez, tinham alguma noção do papel do Snape na história? Não, né? Ele parecia ser apenas um cara chato e recalcado e no final das contas, todos nós sabemos que não era nada disso… Confie nos seus instintos quando eles te disserem que alguém não é bom para você mas tire um tempo para analisar se é isso mesmo… A maioria das coisas não são que parecem e a gente não conhece nem a metade da caminhada dos outros…

 

5. Ajude aqueles que precisam.

dobby

O Harry não se importou em despertar a inimizade do Lúcio Malfoy quando libertou o Dobby, né? E quantas vezes ele se meteu em confusão só para ajudar alguém que precisava? Se você tem o poder para isso, ajude alguém mais necessitado que você.

 

6. Enfrente seus medos.

medos

E se o Harry tivesse decidido fugir ao invés de enfrentar o Voldemort? E se, todas as vezes que ele tivesse lidado com os dementadores, ele tivesse sucumbido ao pânico que eles causavam? Ao invés disso, ele tratou de aprender como se defender…

 
7. Todos nós somos dotados de luz e trevas. E cabe a nós decidir qual dos lados será mais forte.

giphy (2)

Condições sociais, família, amigos… Quando nosso coração sabe qual é o caminho certo a se seguir, nada disso serve como desculpa para não fazer o que é certo… Todos nós temos um lado bom e um ruim, e cabe a nós decidir qual desses lados vai reger a nossa vida.

 
8. Conhecimento nunca é demais.

leviosa

Vocês já pararam para imaginar a lambança que teria sido a caça às horcruxes, e todas as outras aventuras, sem a Hermione por perto para saber todos os fatos, lembrar os feitiços e conhecer as fórmulas?

 

9. Chocolate é uma ótima cura para a tristeza.

dementadores

Alguém aí sabe alguma outra cura para afastar o mal estar causado pelos dementadores? Foi o Professor Lupin quem nos ensinou, alguém ousa discordar?

 

10. Magia existe!

harry

Não que eu ainda esteja esperando a minha carta de Hogwarts (mentira, eu tô sim…) mas, se pensarmos bem, só o fato de que a J.K. Rowling foi capaz de escrever uma história tão rica, atemporal e cheia de lições valiosas, que ainda vai encantar gerações e gerações de pessoas, é a prova concreta de que alguns de nós, seres humanos, somos sim capazes de fazer a magia acontecer…

 

“Palavras são, na minha nada humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia. Capazes de formar grandes sofrimentos e também de remedia-los.” – Alvo Dumbledore

 

Por hoje é isso e keep exploring!

balão2

2 comentários sobre “10 Lições de Vida que Aprendi com a Saga Harry Potter

Deixe um comentário

