Louca por Chás

Hey pessoas!! Como vão??

 

Existe alguma coisa na vida de vocês que vocês não gostavam (ou achavam que não gostavam), mas mudaram de opinião e acabaram amando??

Minha relação com o chá foi assim…

Eu nunca gostei muito de beber leite porque me dava um desconforto tão grande no estômago que eu achava que não valia a pena passar por aquilo por um copo de Nescau… Anos mais tarde fui descobrir que era uma leve intolerância à lactose, mas até chegar nesse ponto, ia me virando…. Tomava suco ou não tomava nada…

Nunca pensava no chá como uma opção porque lá em casa só rolava chá mate e eu nunca gostei muito dele…

IMG_1463

Tenho uma lembrança de quando eu era criança da minha avó passando uns dias lá em casa e levantando cedo para preparar um café da manhã para mim antes de eu ir para a escola. O café era apenas um pão francês com manteiga passado na frigideira e o quê???? Chá!! De erva-cidreira (ou capim-limão se preferirem) colhida do quintal… Talvez por isso esse seja hoje meu chá favorito…

Anyway, os anos passaram, os problemas vieram e com eles, a insônia começou a ameaçar aparecer por aqui e qual foi a solução??

Eu não me recordo exatamente quando eu tive a ideia de começar a tomar chá pra dormir e nem quando eu comecei a meio que “viciar”…

Só sei que, hoje em dia, posso dizer que tenho mais caixas de chá no armário do que pares de sapato… Sem exagero!

E para que quem gosta de chá tanto quanto eu possa aprender um pouquinho mais sobre isso e quem não gosta possa se encorajar a experimentar, hoje vou contar para vocês um pouco sobre os meus sabores favoritos e seus benefícios para a saúde…

 

  • Erva-Cidreira

O Chá de erva-cidreira pode trazer muitos benefícios, entre eles: melhora na qualidade do sono, alívio das cólicas menstruais (yay!), alívio das dores de cabeça, vigor da pele, melhora na retenção de líquidos, entre outros… É um dos que eu mais gosto de tomar antes de dormir e a marca inglesa Twinnings tem uma versão que contém camomila e hortelã que é uma delícia…

Receitinha:

  • 4 colheres de sopa de erva cidreira picada
  • 1 pau de canela
  • 1 cravo
  • 2 xícaras de água
  • Mel para adoçar (ou açúcar)

Ferva todos os ingredientes, abafe e espere esfriar. Adoce com mel a gosto. Sirva quente ou gelado.

 

  • Chá Preto

Um dos meus chás favoritos para tomar de manhã porque possui bastante cafeína de dá aquele “up” no ânimo… Além disso, o chá preto é indicado para quem está tentando emagrecer porque ele estimula o metabolismo, fazendo com que a gordura seja queimada mais rapidamente… Só não vale consumir em excesso porque o chá preto é tão estimulante, que pode causar insônia e agitação…

Receitinha:

Sabem o Iced Shaken do Starbucks?? Dá pra criar uma versão caseira dele fazendo uma caneca do seu chá preto favorito (O meu é o English Breakfast da Twinnings), deixar gelar e depois adicionar limonada orgânica (eu uso a da marca Do Bem) até ficar do seu gosto… Depois é só colocar gelo e aproveitar!! Fica muito parecido!!

"Chá: abraço em uma xícara"

“Chá: abraço em uma xícara”

  • Hortelã

Meu segundo favorito porque minha avó também costumava fazer para mim… Além de uma delícia, o chá de hortelã também é alivia dores musculares, combate o mau hálito, combate dores de garganta, previne gripes e resfriados, combate cólicas e dores no estômago e evita a proliferação de vírus e bactérias…

Receitinha:

Esse aqui eu gosto de tomar do jeito clássico mas, se você quiser dar um toque a mais, pode adicionar gengibre ao seu chá de hortelã…

 

  • Chá de frutas Vermelhas

Uma das minhas mais recentes manias, porque, como já andava meio enjoadinha do chá preto e do de hortelã, o chá de frutas vermelhas veio com sabor de novidade e com ela, um benefício perfeito para mim: ele ajuda a diminuir o inchaço nas pernas porque minimiza a retenção de líquidos… E como eu trabalho em pé o dia todo, isso é um “plus” e tanto!!

Receitinha:

  • 1 xícara de chá vermelho
  • 5 amoras ou framboesas
  • 5 morangos
  • Gelo

Bata tudo no liquidificador e beba!

 

E fora todos os benefícios citados acima, tomar chá também é uma ótima maneira de ingerir água sem perceber e manter a hidratação do corpo…

Mas tomem cuidado porque tudo o que é demais faz mal e também não é legal substituir os medicamentos com aqueles “chazinhos milagrosos” que prometem levantar até defunto, beleza? Somos exploradores mas somos responsáveis e inteligentes, certo??

keep calm

E vocês? Gostam de chá? Qual seu sabor favorito?

Por hoje é isso e keep exploring!

balão2

Fontes: Bolsa de Mulher; Chá Benefícios; Dieta e Saúde.

Um comentário sobre “Louca por Chás

Deixe um comentário

