Etiqueta nas Redes Sociais

Hey pessoas!! Como vão??

 

Chegamos em um ponto da era moderna em que quase tudo é feito eletronicamente e todos estão conectados o tempo todo. Ter acesso à internet já não é mais tão difícil (mas ainda é caro) e cada vez mais as pessoas compartilham sua vida e seus momentos na rede, mas será que tem uma forma certa de fazer isso?

Para deixar bem claro, cada um é livre para fazer o que bem entender com seus perfis nas redes sociais, mas assim como na vida “real”, existem certas atitudes de boas maneiras que poderiam deixar tudo mais legal, né?

Outro ponto para se pensar é o “anonimato” que a internet oferece ou a falsa sensação de segurança, de que você pode simplesmente sair falando qualquer coisa para qualquer um e não vai haver consequência nenhuma. O que mais rola por aí, e todo mundo já viu isso, são pessoas ofendendo outras gratuitamente, seja por sua orientação sexual, opção política ou até mesmo uma foto não muito favorável. E você acha que esses agressores online se comportariam assim na vida real, gente? Claro que não, né! Mas como eles estão seguros atrás de uma tela de computador, acham que podem sair por aí impondo sua maneira de pensar ao resto do mundo.

Podem me chamar de chata, mas desde que as redes sociais surgiram, eu penso nelas como uma forma de manter contato com pessoas distantes, de compartilhar coisas legais que eu encontro por aí, coisas bonitas… E não penso nelas como “o show da Juliana”, sabe? Onde tudo é sobre mim, só se fala de mim e só há fotos minhas e é por isso que eu também não entendo aquelas pessoas que enchem nosso feed de selfies, porque, umas até podem estar bonitas, mas uma hora a gente cansa de só ver a cara da pessoa, né?

Ah, e o mais importante, galera: esse post não é sobre regras. É sobre sugestões de atitudes que poderiam deixar a internet mais legal para todos nós… Enfim, fiz uma pequena pesquisa e coloquei aqui algumas coisas que eu acho que deveriam ser senso comum na hora de lidar com as redes sociais, então vem ler e descobrir se você é um cyberchato

57130.78150-Redes-Sociais

  • Uma das coisas que mais me incomodam no Facebook é aquela pessoa que usa essa rede como muro das lamentações! Ok, a gente já entendeu, o bofe te largou. Mas que tal você postar falando sobre a linda viagem que você fez para superar ao invés de ficar postando frases depressivas e indiretas?
  • Tem também aquela pessoa insatisfeita com a política do país… Toda vez que eu vejo um post de alguém criticando o governo (não que eu esteja defendendo), eu penso: tá, mas o que você faz para melhorar? Ativistas de sofá são o ó! Legal mesmo é quem posta sugestões de soluções para os problemas do país, quem está fazendo de fato alguma coisa na vida real, tipo  trabalho voluntário…
  • Olha, eu amo meu cachorro! E amo outros animais também… Mas não é por isso que eu vou encher o feed dos meus amigos com fotos de bichos o tempo todo! Afinal de contas, você anda por aí nas ruas com o seu cachorro no colo falando para todo mundo “olha como ele é lindo”? O mesmo vale para fotos de crianças…
  • Muita calma na hora do check-in! Que tal você usar essa ferramenta para indicar lugares legais que você tenha visitado ao invés de marcar cada passo que você dá?
  • Eu preciso dizer o quanto é zoado curtir seu próprio post ou foto? Você se autoelogia na frente dos outros?
  • Que tipo de amigo é você, se só marca seus amigos caindo de bêbados na balada ou em fotos onde eles não saíram muito bem? Não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você!
  • Sempre que puder, dê os parabéns pelo aniversário, nascimento de um filho ou formatura pelas redes sociais. Mas se o amigo for íntimo, o like ou comentário não substitui a necessidade de um telefonema, ou pelo menos uma mensagem privada mais caprichada!
  • Ainda na categoria “Ativistas de sofá”, não pago minha internet para ver você ficar postando fotos de pessoas mortas, animais mutilados ou cenas violentas! Se quer levantar bandeiras para essas causas, sai das redes sociais e vai fazer algo na vida real!
  • Então você é o beberrão, baladeiro da galera, é? Não está parecendo, visto que você mais posta sobre bebidas e baladas do que realmente sai para se divertir. Que tal chamar os amigos para sair, ao invés de ficar postando piadinhas bestas do tipo “fui tomar juízo mas só tinha vodka”, quando a gente sabe que você não aguenta nem xarope para tosse?

socialmedia2

  • #se#você#não#sabe#para#que#servem#as#hashtags#não#use! Eu vou explicar em um próximo post como fazer melhor uso dessa ferramenta mas, por ora, só vou dizer que é extremamente irritante quem usa hashtag desse jeito!
  • Uma boa parte das pessoas que te seguem sabem muito bem como é a sua cara… Então, que tal lembrar que o seu celular tem câmera traseira e não só frontal e tirar fotos de coisas interessantes que não sejam você, só pra variar?
  • Eu sou contra quem é contra postar fotos de comida! Hahahahaha!! Pode postar, galera! Mas não exagera e vê se dá uma produzidinha no prato, beleza?
  • Se for publicar uma foto que não é sua, dê o devido crédito! E se for compartilhar o status de alguém, curta antes, pois, também é uma forma de dar crédito…
  • Precisa falar o quanto é babaca a galera do “troco likes” e “sigo de volta”?
  • Comentários em fotos de amigos sobre pessoas que você não conhece também não é legal, ainda mais se for pra falar mal ou queimar o filme com coisas do tipo “é esse o cara de quem você está a fim, fulana?”
  • Todo mundo sabe que está chovendo, ou que está um calor infernal, ou que está um frio do caramba, ou que é sexta-feira, ou que é segunda-feira, não precisa ficar avisando, ok?
  • Eu tenho videogame em casa, então, não precisa se preocupar em me mandar solicitações de jogos, porque de tédio eu não morro, tá?
  • Ah, e por último, mas não menos importante, a vida não é uma competição para ver quem se diverte mais e tem mais coisas para postar. É ok todo mundo ter saído no final de semana enquanto você ficou de pijamas fazendo maratonas de séries. Experimenta fazer algo muito legal e não postar nada, guardar o momento na mente e no coração. 😉

socialmedia

E aí, tem alguma “regra” das redes sociais faltando?

Por hoje é isso e keep exploring!

balão2

Deixe um comentário

