Projeto #ChegadeChapinha – Por onde eu começo?

Hey pessoas!! Como vão??

 

Lembram da minha decisão de assumir meu cabelo natural?? Pois bem, depois de muuuita pesquisa (muita mesmo), eu estou finalmente dando meus primeiros passos em direção à conquista do tão sonhado cabelo 100% natural…

Quando a gente decide deixar a química de lado, tem duas opções a seguir: pode optar por uma transição capilar ou um big chop. Parece que eu estou falando grego? Calma que eu vou explicar…

 

  • Transição Capilar

Ok, então você decidiu parar de usar a química e assumir seu cabelo natural? Ponto para você! Um dos caminhos que podem te levar ao seu objetivo final é a transição capilar. Com ela, você deixa de realizar qualquer tratamento químico no seu cabelo e vai cortando, aos poucos, a parte com química, conforme a parte natural vai crescendo.

É a forma mais demorada para chegar ao resultado, porém, é a menos radical. Você vai cortando o cabelo com química aos pouquinhos e cuidando do cabelo que está nascendo para que ele fique forte e saudável. Uma das maneiras mais conhecidas entre as cacheadas para cuidar do cabelo em transição, é o cronograma capilar, que consiste em uma rotina de cuidados voltados para o fortalecimento, nutrição e hidratação dos cabelos (falaremos mais sobre cronograma capilar em outro post).

Bom, meu cabelo com química era longo e liso, no começo de 2014 eu já dei um enorme salto em direção ao desapego e transformei meu longo em um curto, mas ainda com química. A adaptação foi difícil no começo, mas eu me acostumei. Mesmo assim, tirar toda a parte com química de uma vez e ficar só com os meus quatro dedinhos de cabelo natural e ter que lidar não só com um novo comprimento, mas uma nova textura também, seria demais para mim.

Por isso, a transição capilar foi a minha opção. Assim, eu posso ganhar tempo para aprender a lidar com o meu cabelo cacheado enquanto espero ele crescer. A única coisa chata de ter escolhido a transição, é ter que lidar com um cabelo que tem duas texturas: cacheado na raiz e liso nas pontas. Então, se você optar pela transição, saiba que vai ter que recorrer á truques como texturização, penteados ou até apelar para a chapinha de vez em quando…

Essa é a Rayza Nicácio, uma das mais conhecidas blogueiras cacheadas. O meu objetivo é chegar ao mesmo comprimento de cabelo que ela...

Essa é a Rayza Nicácio, uma das mais conhecidas blogueiras cacheadas. O meu objetivo é chegar ao mesmo comprimento de cabelo que ela…

 

  • Big Chop (Grande Corte)

Se você faz parte do time das desapegadas, que não vão ter paciência para esperar por cada centímetro do seu cabelo natural crescer, o big chop será seu melhor amigo. Big Chop, em bom português, significa “grande corte”, ou seja, significa que você vai cortar de uma vez todo o cabelo com química.

A desvantagem do big chop é exatamente esta atitude extrema de cortar uma grande parte do cabelo de uma vez e o fato de que você vai ter que lidar com um cabelo muito curto e totalmente novo. Nós sabemos que para muitas mulheres, cabelo comprido é sinônimo de feminilidade, então, o tempo de adaptação de um cabelo curto pode ser longo e nada agradável. Só que aí é que está a beleza de optar por um big chop: você quebra dois mitos de uma só vez! O primeiro, de que mulher tem que ter o cabelo longo para ser feminina e o segundo, de que cabelo cacheado é sinônimo de cabelo ruim…

A vantagem do big chop é que você vai atingir seu objetivo mais rápido, sem ter que apelar para truques para mantê-lo e vai se preocupar só em cuidar para que ele cresça forte e saudável.

solange-knowles-3

Até a Solange Knowles desapegou da química e dos apliques

Bom, qualquer que seja o caminho que você queira seguir para chegar aos seus tão sonhados cachinhos, na internet você vai encontrar muitas outras histórias de garotas que passaram pela mesma situação que você e vão, não só te manter inspirada no processo, como vão te dar ótimas dicas para você seguir em frente. Aqui vão alguns exemplos de blogs que você pode acessar para se informar (é só clicar nos logos):

cachosefatos1

cacheialogo

belezainterior

rayzanicacio

 

E então?! Preparadas para o primeiro passo??

Por hoje é isso e keep exploring!

balão2

 

 

Deixe um comentário

