Pense Nisso: Outubro Rosa

Hey pessoas!! Como vão??

 

O mês de setembro acabou (infelizmente, porque é o mês do meu aniversário) e outubro chegou, lindo, florido e cor-de-rosa! É!! Cor-de-rosa sim senhores e vocês sabem o porquê?

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de outubro dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, é promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro Rosa é realizado em vários países do mundo.”

A iniciativa nasceu na ONG americana Susan G. Komen for the Cure, criada em 1982 quando sua idealizadora Nancy G. Brinker prometeu à sua irmã Susan, que morreu de câncer de mama, que acabaria com a doença. Desde então, a organização que começou com U$ 200,00 e uma caixa de sapatos  para doações, se tornou a maior organização sem fins lucrativos do mundo na luta contra o câncer de mama.

susangkomen

“Susan G. Komen é a única organização que aborda o câncer de mama em várias frentes, como pesquisas, saúde comunitária, alcance global e iniciativas de políticas públicas, afim de fazer uma maior impacto contra esta doença.”

No Brasil, o movimento é representado pelo portal de internet “Fundação Laço Rosa”, criado por Aline Lopes em 2010, que estava grávida de cinco meses quando descobriu a doença. Aline teve que fazer uma mastectomia total do seio esquerdo e fazer tratamento com quimioterapia, o que causou queda de cabelo e a abalou mais do que a retirada do seio. Aline faleceu um mês depois do lançamento da fundação, que foi levada adiate por suas irmãs Andrea Ferreira e Marcelle Medeiros.

lacorosa

“A Fundação Laço Rosa é um portal na internet voltado para a divulgação sobre a detecção precoce e combate ao câncer de mama. No site, o leitor encontra informações, apoio e suporte emocional por meio do compartilhamento de histórias de sucesso, além de artigos de especialistas: médicos, fisioterapeutas, psicólogos e advogados. Uma espécie de “porto seguro” para aqueles que se defrontam com o diagnóstico de câncer de mama em sua vida ou na de alguém próximo. A Fundação nasceu com a pretensão de ser referência brasileira em prevenção, apoio e suporte ao câncer de mama e vem, gradativamente, conquistando esse espaço, através de ações que privilegiam o doente com carinho, informação e atenção.”

Para lembrar o mundo de que a prevenção e o diagnóstico precoce da doença são as armas mais importantes nesta luta, diversos monumentos  ao redor do mundo são iluminados com a cor rosa:

Outubro-Rosa

E se você quiser, pode participar da campanha também! Como? Pintando as unhas de rosa, por exemplo:

unhas-perfeitas-esmalte-pimenta-rosa-colorama-317709-3

Fazendo uma make rosa bem caprichada:

tutorial-make-rosa-3

Karen Bachini – E aí, Beleza? (Link para o tutorial aqui.)

Usando uma roupa rosa bem bonita:

rosa-com-rosa

Ou ainda, entrando nos sites das organizações, sendo voluntária e espalhando essa ideia por aí! Ah, e a partir de hoje, está montada no Parque do Ibirapuera uma roda gigante rosa e linda. Os visitantes do parque poderão girar na roda gratuitamente, desde que dediquem alguns minutos para receber informações sobre a doença e os exames preventivos. A ação recebe o nome de “Giro pela Vida” e simboliza os altos e baixos da mulher que enfrenta o câncer de mama. A roda-gigante fica no Parque Ibirapuera entre 3 e 12 de outubro e funciona de segunda a sexta, das 14h às 20h, e aos sábados e domingos, das 10h às 22h. Não deixe de conferir!

roda

Bom, por hoje é isso, continuem se cuidando e keep exploring!

#ContraOCâncerdeMama #GiroPelaVida #OutubroRosa

 


 

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Pense Nisso: Outubro Rosa

  1. Pingback: Top 5: Outubro Rosa |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s