Batalha contra a Acne – O Confronto Final

Hey pessoas!! Como vão??

 

Chegamos à última e derradeira parte da nossa estratégia de guerra contra a acne! Já conhecemos o nosso inimigo, conquistamos seu território e agora vamos recapitular um pouco do que aprendemos, vamos aprender algumas dicas e desmentir alguns mitos com relação à acne. Vai ser um ataque-surpresa que vai nos garantir a vitória dessa batalha!

 

Vamos começar recapitulando o que sabemos sobre a acne:

  • A acne é causada pelo entupimento dos poros por óleo, bactérias ou pele morta.
  • A acne também pode ser causada por resquícios de maquiagem mal removida misturada com suor, o próprio sebo da pele e poluição.
  • Uma alimentação balanceada ajuda a evitar e até controlar a acne. Tomar bastante líquidos, principalmente água, também.
  • A acne tardia (acne em adultos) pode ser causada por desequilíbrio hormonal. Para as mulheres, o ginecologista pode indicar um anticoncepcional que ajude a equilibrar os hormônios.
  • Uma rotina de cuidados completa e contínua vai ajudar a acabar com a acne e melhorar o aspecto da pele.
  • Não remover a maquiagem antes de dormir pode envelhecer e prejudicar a pele.
  • É importante consultar um dermatologista para fazer o tratamento mais indicado para a sua pele.

lavar o rosto

 

Mitos e Verdades sobre a acne:

  • Chocolate causa espinhas? O chocolate em si não. Mas lembra o que a gente viu sobre uma dieta balanceada? Se você come muitos doces e exagera no chocolate, é claro que isso vai refletir na sua pele. E lembra que o estresse causa espinhas? E o que as mulheres costumam fazer quando estão estressadas? Atacar aquela super barra de chocolate! Sacou a conexão?
  • Lavar o rosto muitas vezes ao dia ajuda a prevenir a acne? Claaaro que não!!! A sua pele produz óleo para se manter hidratada e protegida e se você ficar tirando essa proteção toda hora, a sua pele vai se ver obrigada a produzir muito mais óleo para continuar se protegendo. Aí a matemática é fácil: mais óleo é igual á uma maior probabilidade de ter espinhas.
  • O correto é espremer as espinhas? Nunca! Espremer as espinhas só vai servir para deixar cicatrizes no seu rosto e para causar mais espinhas.
  • Usar maquiagem causa acne? Só se você tem a pele oleosa e está usando maquiagem muito pesada. Lembra o que eu falei sobre produtos oil-free? Existem várias marcas de maquiagem com produtos especiais para a pele acneica. E se você não remover a maquiagem antes de dormir TODOS OS DIAS, é claro que ela vai entupir seus poros e causar espinhas.
  • Acne pode ser hereditária? Infelizmente sim, soldados. Se seus pais tiveram espinhas na adolescência, existe uma predisposição para o aparecimento delas na sua pele.
  • Creme dental ajuda a secar as espinhas? Sem chance! O creme dental não contém nenhuma substância que ajude a combater a acne. Inclusive, seu uso pode até piorar a situação, uma vez que dificulta a eliminação da secreção sebácea, que está diretamente ligada à formação de cravos e espinhas.
  • Exercício físicos ajudam a melhorar a acne? Siiiim!! Praticar exercícios melhora a circulação sanguínea e oxigena melhor os órgãos do corpo, inclusive a pele.

Acne

 

Dicas e truques para se livrar ou tratar a acne:

  • Você já sabe como a água faz bem para a sua pele mas está tendo dificuldade em tomar uma quantidade que ajude no combate à acne? Lembre-se que algumas frutas também ajudam, então porque não tomar um suco natural (sem açúcar, please) de uma fruta que tenha as vitaminas necessárias? Chá também é uma boa porque é feito com água!
  • Lave seus pincéis de maquiagem regularmente, pois eles acumulam mais sujeira do que você imagina, amiga! Tem um Pin no meu painel de Beleza do Pinterest que ensina a fazer isso de uma maneira bem simples.
  • Não fique tocando o seu rosto o tempo todo! Eu também tenho essa mania mas eu toda vez que eu me pego fazendo isso, eu tento pensar em tudo o que eu toquei antes de tocar meu rosto e o quanto eu não quero aquela sujeira toda na minha pele.
  • Tente dormir 8 horas por noite porque isso também vai fazer bem para a sua pele. Eu sei o que você está pensando. “Eu não tenho tempo para isso!” mas será? Tente tirar aquelas horinhas de Facebook antes de dormir e incorporá-las ao seu sono, afinal, você pode checar suas notificações no celular a caminho do trabalho ou no intervalo da facul, né?
  • Separe um dia da semana para esfoliar ou usar um creme facial mais poderoso. Além de ser um complemento para seu tratamento contra a acne, vai ser bom para relaxar…

facials

Extras:

  • Já ouviram falar sobre o uso de Aspirina no combate à acne? Aspirina contém ácido salicílico, que é uma substância que você vai encontrar em praticamente todos os seus produtos de cuidados para a pele acneica. Neste link aqui você vai encontrar uma receita super fácil de máscara facial de aspirina mas ela está em inglês. Eu ainda não testei mas juro que vou testar em breve e contar o resultado pra vocês! 😉

aspirina

 

  • Há alguns dias atrás, a Julia Petit fez um tutorial de maquiagem bem natural e eu acho que a melhor coisa é tratar a pele para poder usar o mínimo de maquiagem no dia a dia. Vou deixar o vídeo abaixo para vocês mas o link para o blog dela está aqui, caso o vídeo saia do ar.

 

Bom pessoas, chegou ao fim nossa estratégia de guerra contra a acne! Espero ter sido útil e espero que vocês consigam se livrar do problema como eu estou conseguindo. Só não se esqueçam de que para tudo nessa vida é necessário disciplina e força de vontade, viu?!

Por hoje é isso, keep exploring e keep fighting!

Um comentário sobre “Batalha contra a Acne – O Confronto Final

  1. Pingback: Eu testei: Máscara Facial de Aspirina |

Deixe um comentário

