Batalha contra a Acne – #peleperfeita

Hey pessoas!! Como vão??

 

Ontem não teve resenha de livro e hoje não vai ter “Pense Nisso”. Vamos tirar o dia de hoje para começar a falar de um assunto que faz parte do cotidiano de muita gente: a Acne!

É o seguinte, eu tenho a pele mega oleosa, com tendência à acne, graças a Deus, é uma acne moderada mas passar pela adolescência com esse problema não foi nada fácil. Pior ainda for acordar um dia e perceber que eu já tinha mais de vinte anos e a danada ainda insistia em morar na minha cara!

Pois bem, o que vocês vão ver aqui é uma mistura de tudo o que eu aprendi desde que resolvi entrar em guerra contra a acne e conquistar a pele que eu sempre quis, hoje eu posso dizer com absoluta certeza que aconteceu (e ainda acontece) uma revolução na minha rotina.
Teve muita pesquisa aqui também, porque eu fiz questão de escrever as coisas com propriedade pra não sair falando besteira por aí. Mas lembrem-se de que cada pele é uma pele e o correto mesmo é procurar um dermatologista para te indicar um tratamento certeiro para a sua.

Vou dividir este post por partes para poder falar detalhadamente de cada uma delas, vai ser tipo estratégia de guerra, e vamos começar conhecendo bem o nosso inimigo, galera! Demorou? Então vamos lá!

 

Conhecendo o inimigo – O que é acne e quais as causas

Encontrei este infográfico no E aí, Beleza? que explica de maneira simples o que é a acne e quantas pessoas são atingidas pelo problema:

o-que-e-acne

 

Resumindo, a acne é o entupimento dos poros da pele por óleo, pele morta ou bactérias. Ela atinge 17,5 milhões de brasileiros e 85% da população mundial. A acne pode ser causada por problemas hormonais, estresse, uma dieta com alto índice glicêmico, predisposição genética ou infecções. E 40% das pessoas afetadas pela acne não fazem absolutamente nada para prevenir ou tratar o problema, o que é um erro, porque esperar a acne desaparecer sozinha pode causar cicatrizes permanentes na pele.

balão2

A acne costuma ocorrer em mulheres entre 14 e 17 anos e em homens entre 16 e 19 anos mas também pode acontecer na fase adulta – 1% da população masculina e 5% da população feminina. A acne na idade adulta é chamada de acne tardia.

A acne tardia é multifatorial. Podendo ser devido a:

  • Uma pele oleosa por natureza.
  • Na mulher, as oscilações hormonais associadas aos ciclos menstruais, que desencadeiam com frequência o aparecimento de borbulhas alguns dias antes da menstruação. As alterações hormonais que ocorrem durante a gravidez podem também ser acompanhadas por uma crise de acne.
  • A utilização sucessiva de cosméticos inapropriados, maquiagem muito oleosa  e oclusiva como algumas bases.
  • Alguns medicamentos.
  • Uma contracepção inadequada.
  • A predisposição genética.
  • Estresse
  • Poluição
  • Mais raramente, uma perturbação no funcionamento dos ovários ou das glândulas supra-renais.

Fonte: Site Noviderm

Graus de acne:

  • Acne Grau I: apenas cravos, sem lesões inflamatórias, espinhas ou cistos.
  • Acne Grau II: cravos e espinhas pequenas – pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus, também chamados de pústulas.
  • Acne Grau III: cravos, espinhas pequenas e cistos – lesões mais profundas e dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas.
  • Acne Grau IV: cravos, espinhas pequenas e cistos, que se comunicam causando inflamação mais grave e aspecto desfigurante.  Este tipo de acne também é conhecido como acne conglobata.
  • Acne Grau V: surgimento súbito da acne com lesões graves, como cistos dolorosos que ulceram deixando grandes cicatrizes, acompanhado de sintomas gerais, como febre, mal estar e dor no corpo. É uma forma rara e mais comum no sexo masculino.

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

 

COMENDO

34ae00265620110708093144Todo mundo sabe que uma dieta saudável e equilibrada resulta em uma pele mais bonita e radiante. Eu adoro doces, frituras e besteiras e conseguir enfiar na minha cabeça que as minhas escolhas na hora de comer estavam influenciando a saúde da minha pele foi difícil. Logo depois que eu atingi minha “independência estética”, ou seja, que comecei a comprar minhas roupas e cosméticos, eu não entendia o porquê de eu comprar produtos e mais produtos contra a acne e obter poucos resultados. Foi bem na fase da faculdade e do estágio, com poucas horas de sono, muito cansaço, estresse e com a quantidade de besteiras que eu comia porque passava o dia inteiro na rua e não dava para comer direito. A acne estava lá, continuava me incomodando e eu achava que estava fazendo o suficiente só por usar os produtos certos mas não estava. Algum tempo mais tarde, depois de muita pesquisa e de um longo processo de aceitação, eu entendi que eu tinha que fazer um esforço um pouco maior para conquistar a pele que eu sempre quis. Parte desse esforço consistiu em adotar uma alimentação mais equilibrada. Eu nem de longe tenho uma dieta perfeita mas consegui inserir alguns alimentos-chave que são vitória certa na luta contra a acne, saca só!

Alimentos ricos em vitamina A, porque diminuem a produção de sebo, como por exemplo, cenoura, abóbora, mamão, batata-doce, caqui, manga, agrião, brócolis, espinafre, salsinha.

Alimentos ricos em vitamina C, porque contém ação antioxidante e anti-inflamatória, como acerola, abacaxi, laranja, limão, morango, goiaba, limão, pimentão.

Alimentos ricos em vitaminas B2, porque controlam a oleosidade, como leite, carnes, ovos, fígado, espinafre.

Alimentos ricos em vitamina B6, porque regulam o metabolismo hormonal, como carnes de boi e porco, fígado, cereais integrais, batata, banana.

Alimentos ricos em fibras, porque promovem um bom trabalho intestinal, eliminam toxinas, como, verduras, legumes, frutas, alimentos integrais, aveia, semente de linhaça.

Água, muita água, porque elimina as toxinas do corpo e mantém o seu corpo e a sua pele hidratados e uma pele hidratada por dentro, precisa produzir menos sebo para se proteger. Aí a matemática é simples, menos sebo é igual a menos chances de entupimento dos poros, que é igual a menos espinhas. 😉

 

Bom pessoas, agora que já conhecemos o inimigo e sabemos que o primeiro passo na conquista da #peleperfeita está na alimentação, a primeira parte da nossa estratégia de guerra contra a acne acaba aqui. Eu não costumo postar aos sábados mas amanhã apareço com a parte dois da nossa batalha contra a acne, onde vamos falar um pouco sobre a maneira correta de limpar a pele.

Por hoje é isso, soldados e keep exploring!

Um comentário sobre “Batalha contra a Acne – #peleperfeita

  1. Pingback: Resenha: BB Cream Maybelline Oil Control |

Deixe um comentário

