Top 5: Músicas que inspiram

Hey pessoas!! Como vão??

Segunda-feira pra muita gente (inclusive eu) é um dia difícil, de muita preguiça. Por isso eu resolvi listar para vocês as 5 músicas que eu ouço todos os dia para me lembrar do porque eu não posso ter preguiça de coisa nenhuma. São as 5 músicas que, na minha opinião, têm as mensagens mais inspiradoras e que me dão força para ir à luta!

É que eu, quanto mulher negra e jovem, me cobro bastante para não ser o que a sociedade espera que eu seja. Dá trabalho ser o que quiser, sabia? As dificuldades não são poucas e não dá pra ficar de braços cruzados esperando a vida passar.

E como eu já disse antes, música é muito importante pra mim, é através dela que eu me expresso. Se você souber o que eu ouço, vai saber quem eu sou!

Então bora lá buscar inspiração para começar a semana com tudo!

1. Levanta e Anda – Emicida e Rael

(Vídeo)

“Irmão, você não percebeu que você é o único representante do seu sonho na face da terra? Se isso não fizer você correr, chapa, eu não sei o que vai…”

Toda vez que o Emicida fala isso eu fico toda arrepiada! A primeira vez que eu ouvi pensei “nossa! Como eu não pensei nisso antes?!?! Eu tô fazendo o que aqui parada esperando as coisas acontecerem?”. É sério! E a garra que essa música me traz só se renova toda vez que eu ouço. Ela fala sobre prosseguir com seus sonhos mesmo em condições adversas. Sobre não usar suas origens como desculpa para não chegar lá e sim como combustível. É um recado direto e reto: Levanta e anda! Faça acontecer porque ninguém vai fazer isso por você!

2. Morada – Forfun

(Vídeo)

“Faço de mim casa de sentimentos bons, onde a má fé não faz morada e a maldade não se cria…”

Positividade! Se teve uma coisa que eu aprendi com o Forfun foi manter a mente positiva. É claro que hoje em dia, com a quantidade de gente chata circulando por aí (e até com a minha própria chatice) fica meio difícil ser casa de sentimentos bons o tempo inteiro, mas a positividade tá aqui! Chata sim, negativa jamais! Houve uma época em que eu estava tão estressada que, sempre que alguma coisa chata acontecia, eu começava a tocar essa música mentalmente pra me acalmar. Tentava me lembrar de cada palavra e isso funcionava. Se você precisa de energia para lidar com a negatividade alheia, Morada é o remédio! 😉

3. Lift Off – Jay Z, Kanye West & Beyoncé

(Vídeo)

“Nós iremos até a lua, iremos até as estrelas. Quantas pessoas você conhece conseguem chegar tão longe?Estou supercarregada, estou prestes a chegar até Marte. Nós iremos até a lua, iremos até as estrelas, você não sabe tudo que passamos até chegar aqui. Tantas cicatrizes… Estou prestes a chegar até Marte…”

Eu gosto dessa música pelo que o refrão representa. Eu entendo assim: eu cheguei até aqui, porque não chegar mais longe? Por que não mais longe que todo mundo? Por que não até Marte, se for necessário? É como diz aquela música dos Racionais, que não está aqui mas é inspiradora do mesmo jeito: “minha meta é 10, 9 e meio nem rola…”. Toda vez que eu ouço essa música eu penso em chegar mais longe, aí eu ouço de novo e quero ir mais e mais longe! Quero decolar (Lift Off significa “decolar” em inglês)!

4. Roar – Katy Perry

(Vídeo)

“Eu tenho o olho do tigre, de uma lutadora dançando através do fogo. Porque sou uma campeã e você vai me ouvir rugir! Mais alto, mais alto do que um leão porque sou uma campeã e você vai me ouvir rugir…”

Quer sentir o que eu sinto quando ouço Roar? Pensa naquela pessoa que já tentou te fazer mal, que já tentou te diminuir ou te destruir e ouve essa música. Presta atenção na letra e pensa. Você é melhor do que isso! Você não precisa diminuir ninguém para se sentir melhor consigo mesmo. Você pode lutar e conquistar tudo o que você quiser. Você é um campeão! Agora pensa nisso, ouve essa música e sinta a força tomar conta de você! Você vai querer rugir pra mostrar quem é que manda. 😉

5. Survivor – Destiny’s Child

(Vídeo)

Se você já sobreviveu a alguém que tentou te fazer mal, essa música é para você. Se você já sobreviveu ao preconceito, seja racial, social, sexual ou qualquer outro, essa música é para você. Se alguma vez já disseram na sua cara que você não conseguiria ser nada do que sonhou, essa música é para você. Você levanta da sua cama todos os dias e vai à luta. Sabe porquê? Por que você é um sobrevivente e nada pode te parar! Se te derrubam, você levanta duas vezes mais forte. Aliás, você é capaz de cair sete vezes e levantar oito se preciso for!

Deixe um comentário

