Como se tornar uma pessoa matutina

Hey pessoas!! Como vão??

No mundo moderno em que vivemos está difícil se desligar e ter uma boa noite de sono, né? Acordar de bom humor então… Vish… Mesmo assim, uma boa parte das pessoas precisa acordar cedo seja pra malhar, seja pra ir para a faculdade ou trabalhar e a maioria encontra grandes dificudlades pra fazer isso.

Encontrei este assunto no Pinterest neste pin aqui  e tomei a liberdade de traduzi-lo pra vocês, porque sempre que eu acordo e vou dar uma olhada nas minhas redes sociais, eu vejo meus amigos reclamando e reclamando de ter acordado cedo e blá blá blá… Eu já tive que acordar as 04:00 da manhã para estar no trabalho às 06:00 durante mais de uma ano e tive que mudar meu relógio biológico inteiro por conta disso. Fora os belíssimos 4 anos de faculdade, dormindo às 02:00 e acordando às 06:30, que foi o período mais estressante da minha vida e que eu tenho certeza de que, se eu soubesse pelo menos metade destas dicas, teria sido bem melhor.

Pessoas que acordam cedo tendem a se sentir mais proativas e otimistas ao longo do dia e podem até serem mais produtivas e menos estressadas do que os bonitinhos que se recusam a sair debaixo das cobertas, sabia? Então vamos às dicas?

Na Hora de Dormir:

  • Ter horas o suficiente de sono: parece óbvio mas quando você dorme o menos do que o tempo necessário para o seu corpo descansar, seus reflexos diminuem, sua pressão sanguínea sobe e nós tendemos a comer mais.
  • Tire a cara do celular!: tire tudo aquilo que te lembre do trabalho, como laptops, celulares e até mesmo a sua pasta onde você carrega seu trabalho. Afinal de contas, você não vai querer dormir pensando naquele relatório dificílimo que você tem para entregar amanhã, né? Capaz de você ter até pesadelo! E nada de deitar e ficar fuçando no Facebook ou de conversinha no Whatsapp! O ideal é parar de usar eletrônicos de 45 a 60 minutos antes de ir para a cama.
  • Posição campeã: Muitos médicos concordam que dormir de barriga para cima é a melhor posição para prevenir dor na coluna, enquanto dormir de lado previne azia e refluxo e dormir de bruços pode até parar o ronco, mas aumenta o risco de dores no pescoço e nas costas.
  • Cuidado com o lanchinho da madrugada!: comidas apimentadas podem causar queimação e indigestão. Aquele chocolatezinho gostoso de se comer na cama contém cafeína escondidinha que pode atrapalhar seu sono e álcool pode te render muitas idas ao banheiro durante a noite. Confie naquela caneca quentinha de chá, que vai dar tudo certo 😉
  • Era uma vez… : ler um livro antes de dormir é comprovadamente uma bela maneira de chamar o sono. Se não quiser ler, desabafe os momentos mais estressantes do seu dia em um diário, assim você libera a mente pra poder relaxar e dormir.
  • Aquele banho quentinho…: sair de um banho quentinho e entrar em um quarto um pouco mais frio abaixa um pouco a temperatura do corpo, o que ativa uma sensação de tranquilidade.
  • Set list: barulhos de natureza ou uma música calminha podem te fazer cair no sono rapidinho. Mas nada de batidas muito fortes! Se apegue àquela voz e violão que é sucesso na certa!
  • O Colchão: já pensou que o que pode estar te atrapalhando é o seu colchão? Se puder, procure um que, além de dar o suporte certo para a sua coluna, seja confortável para dormir.

Acordar para ser feliz:

Uma das melhores maneiras de se acostumar a acordar cedo é acordar todos os dias no mesmo horário. Se você começar a dormir e acordar no mesmo horário diariamente, pouco a pouco o seu corpo vai se acostumar a se sentir cansado e despertar na mesma hora.

  • Comece devagar: quer acordar às 08:00 mas não consegue levantar antes das 09:00? Coloque o relógio para despertar às 08:45 e vá diminuindo o horário gradualmente todos os dias até chegar no horário desejado.
  • Barulhinho bom: nada do barulho chato padrão do celular! Coloque uma música suave, divertida ou a té mesmo inspiradora pra acordar.
  • Mexa-se!: faça algum movimento logo após acordar para ajudar o corpo a despertar. Até uns polichinelos valem!
  • Patrulha!: combine com um amigo ou parente de te ajudar a se policiar. Comprometa-se a mandar uma mensagem para essa pessoa avisando que você acordou na hora.
  • Comece devagar: banho, café da manhã, ler o jornal… Criar e manter uma rotina vai fazer o ato de levantar mais fácil porque uma hora isso vai se tornar automático.
  • Esqueça a soneca!: Ficar apertando o botão de soneca não vai te ajudar. Você pode inclusive acordar mais cansado porque acabou corrompendo o sono e dormindo em ciclos e não descansando.

E não esqueça o café da manhã!

Ele é a refeição mais importante do dia não é a toa! Tomar café da manhã todos os dias dá um gás na sua concentração e te oferece as vitaminas e minerais necessários para o dia-a-dia.

E uma última dica: separe alguns minutinhos do seu dia para meditar. Parece bobagem mas com o tempo isso vai te ajuda a passar pelo seu dia de maneira mais equilibrada. E se puder, faça alguma atividade física, serve até levar seu dog pra dar um rolê (eu faço isso!) pra poder elevar os níveis de endorfina no seu cérebro e te fazer sentir mais feliz!

E aí? Vai tentar alguma dessas dicas ou vai continuar acordando de bode? Se for tentar, me conta como foi!

Por hoje é isso e keep exploring!

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